sexta-feira, 6 de novembro de 2015

Documentário retrata aumento da expectativa de vida dos Downs

Documentário retrata aumento da expectativa de vida dos Downs

 05/11/15



Legenda: Curta-metragem conta a história de um homem de 60 anos que tem síndrome de Down

Instituto Alana lançou o documentário Outro Olhar – Convivendo com a Diferença. O curta-metragem conta a história de Charbel Gabriel, um homem de 60 anos com síndrome de Down que trabalha, pratica atividades físicas, estuda e interage diariamente com a sua família e comunidade. 

O intuito de contar essa história é mostrar para a sociedade que a síndrome de Down não precisa ser um fator de isolamento social. Os depoimentos do protagonista, seus parentes e amigos, mostram os caminhos percorridos que o levaram a ter uma vida plena e feliz.

A discussão sobre o envelhecimento da pessoa com síndrome de Down ainda é muito recente. Até 1980 a expectativa de vida das pessoas com síndrome de Down ficava em torno dos 30 anos de idade, tornando a população de idosos com síndrome de Down quase desconhecida ou extremamente rara. Hoje, esta média fica em torno de 55 anos, o que faz com que casos como o de Charbel sejam cada vez mais comuns.

O filme é uma produção da Maria Farinha Filmes e o Instituto Alana é uma organização da sociedade civil, sem fins lucrativos, que reúne projetos na busca pela garantia de condições para a vivência da plena infância. Criado em 2002, o Instituto é mantido pelos rendimentos de um fundo patrimonial desde 2013. Tem como missão honrar a criança.


Assista ao curta metragem:
 

Fonte:  Revista Incluir

Nenhum comentário: