domingo, 29 de setembro de 2013

Nanismo e as Associações

Posted: 28 Sep 2013 06:49 AM PDT
Hoje em dia através da internet encontramos milhares de blogs, sites e páginas em redes sociais que representam grupos de pessoas dispostas a discutir temas em comum. As pessoas com deficiência não ficam de fora dessa e descobriram na rede um modo de dar visibilidade a seus problemas. Um modo de unir iguais, mesmo sendo eles tratados como diferentes. O Nanismo em Foco nasceu com o objetivo de discutir temas relacionados com as pessoas com nanismo, quando percebemos uma grande deficiência de conteúdos relacionados ao assunto.
Não diferente disso existem também as associações, que nasceram em torno desse um mesmo objetivo. Muito antes do surgimento dos blogs, sites e redes sociais, elas visam superar dificuldades e gerar benefícios para seus associados. Um tema muito importante para nós, pessoas com nanismo, pois muitos começam a dar os primeiros passos dentro delas. Mas hoje em dia, o que vemos principalmente no que diz respeito àsAssociações de Pessoas com Nanismo, é a falta de participação e interesse dos membros e afiliados. Isso não significa que as pessoas que estão à frente delas sejam as culpadas. Porém as ações já não suprem às necessidades dos pais e associados.
São muitos os benefícios que podemos ter ao fazer parte dessas associações, mas ao que parece, as pessoas perderam a dimensão disso. Quando entramos nos grupos para debater algum assunto ou simplesmente para ver o que está acontecendo, o que vemos são pessoas organizando baladas, encontros e happy hours. Não podemos ficar somente em ações isoladas. Nós não somos contra esse tipo de iniciativa, pelo contrário, acreditamos que isso faz parte da integração entre as pessoas, principalmente dos novos membros do grupo.
Sabemos que essa atitude de algumas associações não são regras, mas exceções. Existem trabalhos que são feitos brilhantemente dentro de associações de apoio a pessoa com deficiência. O Nanismo em Foco acredita que o verdadeiro sentido das associações está se perdendo e com isso não somos nós os únicos afetados: a sociedade também perde o direito de conhecer melhor nossos direitos e anseios. Não podemos deixar isso acontecer, vamos nos organizar, vamos sair de nossa zona de conforto e fazer a diferença.
Este artigo foi desenvolvido com a colaboração de Patrícia Byrro e Carla Abreu.
O texto expressa a opinião compartilhada pelos integrantes do Nanismo em Foco e por outras pessoas.
O post Nanismo e as Associações apareceu primeiro em Nanismo em Foco.

Nenhum comentário: