Conceitos de Diversidade
diferenças raciais no País e que todos aqui vivem de forma harmoniosa, sem conflitos. E que existe
a igualdade de oportunidades para brancos, negros, mestiços, pobres e ricos.
A disserminação deste mito permitiu esconder as desigualdades que é constatada nas praticas
discriminatórias de acesso ao emprego, dificuldade de crescimento social da população negra e
já nessa fase, também as camadas mais pobres que ocupam os piores lugares na estrutura social,
que freqüenta as piores escolas e que recebem remuneração inferior a dos Branco e ricos, pelo
mesmo trabalho e tendo a mesma qualificação profissional.
No nosso cotidiano escolar traz vários exemplos do mito da democracia social.
O aspecto da cultura da classe dominante que a escola transmite, pois reflete as classes
privilegiadas e não a totalidade da população, embora haja, contudo no interior da escola
e que possibilitam confrontar essa cultura hegemônica, desprezada pela diversidades culturais
trazidas pelo diversos alunos, assim apesar da escola inculcar, introduzir o saber dominante,
essa educação social diversificada poderia ser mais evidente a cultura popular.
Nós como educadores devemos ter uma proposta educacional voltada par a diversidade, junto
às variações de culturas; Colocando todos nós educadores (de que área que seja), um desafio
de esta atentos às diferenças econômica (desigualdade social), etnologia racial e de buscar o
domínio de um saber crítico que permita interpleta essa alteridade – mudanças de culturas
sem nenhum preconceito.
Nós como educadores, temos a obrigação não só de conhecer os mecanismos e os conceitos da
dominação cultural, econômica, social e política; Ampliando os nosso conhecimentos
antropológicos, mais também de perceber as diferenças etno culturais sobre essa realidade
cruel e desumana.
A educação escolar é um espaço privilegiado para crianças, jovens e das camadas populares
terem acesso ao conhecimento cientifico e cultural em geral. Do qual a população pobre e negra
é excluída por estarem num meio social desfavorecido.
A escola é o espaço onde se encontra a maior diversidade cultural e também local mais
discriminador. Tanto assim que existem escolas para ricos e pobres, de boa e má qualidade,
respectivamente. Por isso, trabalhar as diferenças é um desafio para o professor. Por ele
mediador do conhecimento.
A escola em que ele foi formado e na qual ele trabalha é reprodutora do conhecimento da
classe dominante, classe esta que determina as regras e determina o que deve ser transmitido
aos alunos. Mas se o professor for detentor de um saber critico, poderá questionar esses
valores e saberá utilizar desse conhecimento o que ele tem de valor, respeitando as desigualdades,
alteridades e as diversidades.
Autoria: Dayverson de Castro
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