segunda-feira, 29 de junho de 2015

Concurso Saquarema (RJ) - último dia inscrição 28/06/2015

Concurso Saquarema (RJ) - último dia inscrição 28/06/2015

Hoje, 28/06/2015 é o últmo dia para inscrição no Concurso Público promovido pelaPrefeitura de Saquarema (RJ)

São 947 vagas, para cargos de níveis superior, médio, médio técnico e fundamentalcompleto, com vencimentos iniciais de R$ 790,00 a R$ 4.400,07.

As inscrições e o edital já estão disponíveis no site   www.ceperj.rj.gov.br


Diretoria de Concursos e Processos Seletivos 

domingo, 28 de junho de 2015

Rumo aos Jogos Paralímpicos de 2016, CPSP prepara atletas para representar o Brasil

Há 57 anos, o Clube dos Paraplégicos de São Paulo incentiva a prática de esportes e descobre novos talentos entre portadores de deficiência

Faltando exatamente 439 dias para os Jogos Paralímpicos do Rio de Janeiro, os atletas correm contra o tempo em busca da chance de conquistar novas medalhas e provar a representatividade brasileira nos esportes. Serão 12 dias de disputa, 23 modalidades, 528 provas e mais de 4.000 atletas mostrando grandes histórias de superação. E para chegar ao tão desejado pódio, todo apoio e orientação fazem a diferença.
Há 57 anos, o Clube dos Paraplégicos de São Paulo atua exatamente como esse trampolim para novos talentos, dando oportunidade para os portadores de deficiência mostrarem que o esporte pode ser transformador, ajudando-os a deixar de lado as dificuldades e o preconceito. O CPSP é um espaço aberto, com técnicos e professores especializados em cada modalidade, responsáveis por orientar os atletas e preparar treinos semanais, com o objetivo de formar equipes fortes para campeonatos nacionais e internacionais. Além do trabalho físico, os membros do CPSP também passam por um processo de inclusão social, trocando obstáculos emocionais por pontos, recordes e cestas.
cpsp-volei-sentado-dqem
Podem fazer parte do CPSP pessoas entre oito e 80 anos, através de indicação de algum órgão ou instituição pública da área da saúde ou apresentando-se pessoalmente no local. O clube é uma organização sem fins lucrativos e conta com parceiros, como o Instituto GVT, para seguir com o projeto. (Reprodução/Facebook)
Esthefany de Oliveira Rodrigues, dona de mais de 40 medalhas com apenas 16 anos, conta que começou a competir na natação em 2012 e que conheceu o projeto desenvolvido pelo CPSP através de seu técnico Welington Gama. “Foram e continuam sendo muito importantes para minha carreira”, afirma a atleta, que em pouco menos de um ano dentro das piscinas já estava sendo convocada para a Seleção Brasileira de Jovens. Atualmente, Esthefany divide sua rotina entre estudos e muito treino. A nadadora está no segundo ano do ensino médio e treina de segunda a sábado. Ela conta que começou no esporte por recomendação médica, para ajudá-la a se desenvolver e desde então não quis mais deixar as raias e principalmente os pódios, “Não sou anã. Tenho displasia epifisária, uma escoliose em “S” na coluna acima de 60 graus. A natação para mim trouxe muitas mudanças, pois antes eu só ficava em casa e tinha muitas dificuldades para andar. Hoje, com o esporte, minha vida mudou completamente, viajo com as competições, conheço muitas pessoas, lugares, tenho mais ânimo e cada vez mais vontade de ir longe!”.
esthefany-rodrigues
Neste momento, Esthefany mantém o foco no Mundial de Natação em Glasgow, Escócia, que acontecerá agora em julho. Já em agosto, a atleta viaja mais uma vez para participar do Parapan em Toronto, Canadá. (Reprodução/Facebook)
A mesma empolgação é dividida pela nadadora Paloma Garcia Sampaio, outra grande promessa para 2016. A atleta tem 22 anos e deu seu primeiro mergulho aos seis, fazendo hidroterapia. Aos oito anos entrou para a natação e nunca mais abandonou as competições. Assim como Esthefany, aatleta chegou ao CPSP através de seu treinador, “Em 2008, eu competia pela PPP (Projeto Próximo Passo), mas já treinava com meu técnico Welington Gama. Como ele era técnico do CPSP, foi natural a minha ida ao clube, no início de 2010”. Nesses quase 15 anos como nadadora, Paloma já garantiu quatro medalhas (duas de ouro e duas de bronze) no Parapan de Bogotá, em 2009; foi recordista americana nos 100 metros peito; levou uma medalha de prata no Mundial de Jovens da República Tcheca, em 2010; e conquistou o 5º lugar no Parapan de Guadalajara, em 2011. É claro que tantas conquistas como essas só poderiam ser alcançadas com muita determinação, “Amo muito o que faço. Treino todos os dias, por três horas, e acabei de chegar de um treinamento de 10 dias no Colorado, EUA”, contou a atleta.
paloma-sampaio
Paloma está se preparando para conquistar mais medalhas no Mundial de Glasgow e também está focada no Parapan de Toronto. (Reprodução/Facebook)
Mas por trás de todas essas grandes vitórias, também existe outro nome: Sérgio Seraphim Del Grande, o fundador do Clube dos Paraplégicos de São Paulo. Sérgio sofreu um acidente quando ainda estudava no Colégio Arquidiocesano, em São Paulo, durante uma partida de futebol. Seu primeiro contato com o esporte sobre cadeira de rodas aconteceu durante seu período de tratamento nos Estados Unidos. Foi lá que ele conheceu a Pan-An Jets, equipe de basquetebol formada pelos funcionários deficientes da empresa de aviação Pan-Ann, e descobriu o basquete para cadeirantes.
Del Grande voltou para o Brasil, depois de passar mais de um ano no exterior e, em 1957, deu um grande salto para a inclusão do esporte em cadeiras de rodas no Brasil. Com o apoio do Dr. Renato Bonfim, um dos fundadores da AACD, ele trouxe para o país os ágeis movimentos dos jogadores da equipe Pan-An Jets e naquele mesmo ano conheceu Balmer, o homem que o ajudou a reunir a primeira equipe de basquete para deficientes em São Paulo. Não foi uma tarefa fácil encontrar os atletas, mas logo no ano seguinte, os Azes da Cadeira de Rodas já estavam completos e realizando sua primeira apresentação no Ginásio de Esportes Baby Barione.
cpsp-atleta-dqem
Mais de cinco décadas formando atletas de ponta e descobrindo novos talentos. (Reprodução/Facebook)
Desde sua fundação, o Clube dos Paraplégicos de São Paulo já formou mais de 300 equipes e foi pioneiro na criação de times na modalidade vôlei sentado. Em 2003 lançou o torneio Troféu Sérgio Del Grande, uma oportunidade de abrir as portas do esporte para todas as regiões do Brasil. Este ano, no início de junho, foi realizada a décima primeira edição do evento, com participação de 40 equipes inscritas e presença de quase 1.000 pessoas, entre atletas e acompanhantes. Os participantes competiram em oito modalidades: natação, halterofilismo, atletismo, tênis de mesa, bocha, polybat (tênis de mesa lateral), basquete em cadeira de rodas, basquete 3X3 para cadeirantes e voleibol sentado. João Antonio Bentim, presidente do CPSP, enxerga o evento como uma boa oportunidade para atletas de diferentes níveis se encontrarem, “O nosso movimento é muito carente de eventos paralímpicos. Não existem muitas competições durante o ano para atletas que ainda não obtiveram o índice. Por isso, com  esse projeto, os atletas terão uma nova chance de participar”.
E o resultado do XI Troféu Sérgio Del Grande não poderia ter sido melhor para o CPSP. No atletismo masculino, o clube garantiu nove medalhas, sendo quatro delas de ouro, e ficou em 6º na classificação; já na categoria feminina, subiu no pódio em terceiro lugar, com seis medalhas, sendo três delas de ouro. Na natação masculina, o CPSP conquistou o 6º lugar na classificação, com dois ouros, e na feminina deixou os adversários para trás, com 14 medalhas, sendo oito delas de ouro, garantindo assim o primeiro lugar no pódio dessa modalidade.
cpsp-volei-sentado-dqem-dosi
Outra grande vitória aconteceu no vôlei sentado. Em uma partida contra o Clube Paineiras, fez três sets a um e garantiu medalha de ouro e o topo no pódio. (Reprodução/Facebook)
Junto nessa jornada pelo esporte está o Instituto GVT, parceiro do CPSP desde 2004 e patrocinador do Troféu Sérgio Del Grande. Ao lado do clube, a instituição reconhece a importância dessa ideia no protagonismo de portadores de deficiência, dentro e fora das competições, e na transformação física e social na vida desses atletas, “O projeto promove o treinamento de autorrendimento para atletas de ponta e a iniciação de crianças e novos atletas visando melhorar a qualidade de vida, além do desenvolvimento motor e intelectual”. Sobre esses mais de 10 anos de parceria, a instituição reforça: “O Instituto GVT acredita na transformação da vida de pessoas por meio do esporte, pensando também na reabilitação e ampliação dos horizontes das que são portadoras de deficiência”.

Livro sobre inclusão será lançado hoje | O POVO

Livro sobre inclusão será lançado hoje | O POVO

▶ Carro é pintado após motorista estacionar em local proibido - Vídeo Dailymotion

▶ Carro é pintado após motorista estacionar em local proibido - Vídeo Dailymotion




CURSO DE ATENDIMENTO PRÉ-HOSPITALAR PARA OS PROFISSIONAIS DE EDUCAÇÃO FÍSICA NA SEDE DO CREF 1 - TIJUCA.

CURSO DE ATENDIMENTO PRÉ-HOSPITALAR PARA OS PROFISSIONAIS DE EDUCAÇÃO FÍSICA NA SEDE DO CREF 1 - TIJUCA. Realizado  em  27 de junho de 2015. Professor Mestre Robson Alves dando show de conhecimentos sobre o assunto ministrado.

No último sábado (27/06) profissionais de Educação Física do Rio de Janeiro, participaram da capacitação em Atendimento de Emergência e Suporte Básico de Vida (AESBV) chancelada pelo CREF1.

A capacitação atende ao Decreto nº 38255 que torna obrigatória a certificação em AESBV para profissionais que atuam em academias, clubes e similares no município do Rio de Janeiro.

O treinamento compreende teoria e prática com possíveis situações em que será necessário o atendimento de emergência. 











sexta-feira, 26 de junho de 2015

TETRAPLÉGICOS: Últimas noticias sobre o Centro de Vida Independen...

TETRAPLÉGICOS: Últimas noticias sobre o Centro de Vida Independen...: Adolf Ratzka – Sócio Honorário do CVI Aproveitando a sua estadia em Portugal, para participar numa conferência promovida pelas E...

TETRAPLÉGICOS: Últimas noticias sobre o Centro de Vida Independen...

TETRAPLÉGICOS: Últimas noticias sobre o Centro de Vida Independen...: Adolf Ratzka – Sócio Honorário do CVI Aproveitando a sua estadia em Portugal, para participar numa conferência promovida pelas E...



BLA - Buscamos Legados de Acessibilidade

http://www.buscolegados.com/

Está no ar a TVBLA - 20 de outubro de 2014
1 - Programa sobre Mobilidade Urbana - https://www.youtube.com/watch?v=nkT5J0bQ-ik
2 - Programa sobre a visita à Exposição Cidade Acessível - https://www.youtube.com/watch?v=RHUDTo7_U6s
3 - Programa sobre a ida de um "cadeirante" às urnas em 2014 -  https://www.youtube.com/watch?v=Ve3DsKIGXTY  
4. Programa sobre a divulgação dp Projeto BLA na BAND -  https://www.youtube.com/watch?v=7XpTYV790SE
5. Adaptsurf e o Encontro Nacional de Surf adaptado -  https://www.youtube.com/watch?v=cIfYpvCWPYE
6. Lindovando Lima, cadeirante, fala sobre quebra de roda da cadeira -https://www.youtube.com/watch?v=O-g42oeWKng
7. Anderson Carlos e os preços dos equipamentos para cadeirantes - https://www.youtube.com/watch?v=IJ3d327VMuE
8 - Ceará e o futebol em cadeira de rodas -  https://www.youtube.com/watch?v=E07gJ_H197w

Piloto de Programa - Link no youtube do piloto de Programa Jornalístico sobre acessibilidade, para internet e TV - BLARIO 2014 PGM1 - legendado e em LIBRAS - http://youtu.be/UXNDmD46jQs
Parceria -  O Grupo Mon na Roda, Organização de Praia, Cabo Verde (África), Coordenado por Miriam Medina, baseado no nosso trabalho no Rio de Janeiro (BLARIO) desenvolveu o BLAPRAIA. Ficou muito bacana e vale a pena conferir: https://www.youtube.com/watch?v=dg9wF4nvCi8
Este site foi criado,coincidentemente, em um momento de muita indignação da população brasileira com seus representantes nos Poderes Executivo e Legislativo. Um movimento que teve início com os aumentos das passagens de ônibus e aos poucos foi ganhando corpo com centenas de outras reivindicações.

Por outro lado, entendendo que com todos os investimentos previstos para a Copa do Mundo de 2014 e Olimpíada de 2016, devemos negociar com os diversos setores da sociedade buscandolegados de acessibilidade urbana para o povo brasileiro. O que está previsto para ser feito? O que precisa ser feito? Começamos um trabalho com a acessibilidade dos cadeirantes, que se estenderá para as demais Pessoas com Deficiência - PcD . Entendemos que junto a eles estarão pessoas com dificuldade de locomoção, os cegos, surdos, obesos, idosos, mães com carrinhos de bebês, entre outros que precisarão das mesmas facilidades de locomoção nas grandes Cidades. 
Mobilidade urbana, compreende acessibilidade humana.

Pois é, a Copa do Mundo de 2014  deixou muito pouco ou quase nada de legados de acessibilidade para as 12 Capitais Sedes do Brasil. Alguma coisa nos estádios, pouco em aeroportos mas, como chegar lá?
Continuamos com a dificuldade no ir e vir para as Pessoas com Deficiência - PcD. 
Fizemos esse primeiro programa, (http://youtu.be/UXNDmD46jQs) no Rio de Janeiro, como piloto para um Programa de TV ou Internet. Temos material de Salvador já gravado e muita coisa , ainda, do Rio de Janeiro, algumas de São Paulo e de cidades da Alemanha e Amsterdã, na Holanda. 
Buscamos apoios, parcerias e patrocínios para produzir os demais. Contamos com você.buscolegados@gmail.com

Importante é,  sem blá, blá, blá apenas "BLA = Buscamos legados de acessibilidade".


quinta-feira, 25 de junho de 2015

CENTRO DE TECNOLOGIA E INCLUSÃO TEM CURSOS COM INSCRIÇÕES ABERTAS PARA PESSOAS COM E SEM DEFICIÊNCIA

CENTRO DE TECNOLOGIA E INCLUSÃO TEM CURSOS COM INSCRIÇÕES ABERTAS PARA PESSOAS COM E SEM DEFICIÊNCIA

Centro de Tecnologia e Inclusão do Parque Estadual Fontes do Ipiranga (PEFI) é o primeiro centro tecnológico para pessoas com deficiência, iniciativa da Secretaria de Estado dos Direitos da Pessoa com Deficiência de São Paulo. Localizado no Parque Fontes do Ipiranga, na rodovia dos Imigrantes, bairro Jabaquara, em São Paulo, o CTI está com uma série de cursos abertos para pessoas com e sem deficiência. 

CONFIRA A PROGRAMAÇÃO DE CURSOS:

- CURSO DE TÉCNICAS DE ATENDIMENTO AO CLIENTE – TREINAMENTO EMPRESARIAL
Dividido em 2 módulos, confira a programação:
1º módulo – Técnicas de atendimento ao cliente + qualidade do atendimento ao cliente
- A Visão do cliente
- Você seria o seu próprio cliente?
- Os dez pecados mortais do atendimento
- Sorria e encante o cliente
- Escute e crie confiança com o cliente
- Como melhorar o ciclo do Atendimento ao Cliente – Qualidade.
2º módulo – Excelência na comunicação
- Manter uma comunicação eficiente como emissor ou receptor da mensagem
- Desenvolver uma comunicação eficiente com todas as pessoas do seu ciclo social.

Público Alvo: pessoas com ou sem deficiência a partir de 14 anos 
Vagas: 20 - Carga horária: 8 horas 
Datas: 1º módulo - pré-inscrição
Horário: 9h00 às 13h00 
Instrutora: Priscila Pereira de Oliveira (Instituto Atena)

- CURSO ATENDIMENTO AO CLIENTE- FOCO RECEPÇÃO
1º módulo – Técnicas de atendimento ao cliente + qualidade o atendimento ao cliente
A Visão do cliente;
Você seria o seu próprio cliente? ;
Os dez pecados mortais do atendimento;
Sorria e encante o cliente;
Escute e crie confiança com o cliente;
Como melhorar o ciclo do Atendimento ao Cliente – Qualidade.

2º Módulo – Postura e Comunicação no Ambiente de Trabalho + Rotinas de Recepção 
Ser: Valores Pessoais e Profissionais (Como se comportar no dia a dia do Atendimento ao Cliente);
Vestir: Como e o que vestir;
Atendimento Telefônico;
Rotinas de atendimento: anotações, organização, agenda.
Público Alvo: pessoas com ou sem deficiência a partir de 14 anos
Carga horária: 8 horas
Datas: 1º módulo - pré-inscrição
Horário: 9h00 às 13h00
Instrutora: Priscila Pereira de Oliveira (Instituto Atena)
 
- FINANÇAS PESSOAIS - MÓDULO FAMÍLIA”
Assuntos abordados:
• Uma rápida passagem pela história do dinheiro
• A moeda na economia
• Noções sobre o SFN (Sistema Financeiro Nacional)
• A família e o dinheiro
• Planejando o futuro da família 
• Fazendo o orçamento familiar
• No que posso investir? 
• A importância do mercado de ações para a economia 
• Como investir em ações
Público Alvo: Interessados em geral 
Carga horária: 6 horas Vagas: 40
Data: pré-incrição
Horário: 9h00 às 16h00 
Palestrante: Carlos Alberto Barboza da Silva (professor do Instituto Educacional BM&FBOVESPA)

- AUTO MAQUIAGEM 
Os usuários aprenderão, na teoria e na prática, técnicas básicas de auto maquiagem e a importância do preparo da pele para uma imagem pessoal adequada para o dia a dia e para o mercado de trabalho.
Público Alvo: pessoas com ou sem deficiência a partir de 14 anos
Turmas: 
26/05 - das 10h00 às 12h00 e das 14h00 às 16h00
02/06 – 09/06 – 16/06 – 23/06 – 30/06 - das 10h00 às 12h00 e das 14h00 às 16h00

- PROGRAMA: RECOLOCAÇÃO PROFISSIONAL
Objetivo: 
Oferecer orientações personalizadas aos usuários, visando o domínio de um acervo de hábitos, atitudes e comportamentos pessoais e profissionais, para a sua recolocação no mercado de trabalho formal ou informal.
Público Alvo: pessoas com e sem deficiência que já tenham tido uma experiência no mercado de trabalho e busca uma recolocação profissional.
Carga horária: 15 horas semanais
Duração: 3 horas por dia, totalizando 5 encontros
Vagas: 20
Datas: 15 a 19 de Junho
Horários: 1ª Turma: 9h às 12h / 2ª Turma: 14h às 17h

 - HORTA URBANA 
1. OFICINA HORTA URBANA você irá aprender a:
Atividade prática;
Confeccionar jardineiras suspensas a partir de garrafas plástica pet;
Conhecer os tipos de ervas e temperos e também;
Como plantar e cultivar ervas e temperos naturais.
Ao final o participante levará a sua jardineira com o plantio de uma erva ou tempero para casa.
Obs.: O participante deverá trazer uma garrafa PET limpa para oficina.
Público Alvo: pessoas com ou sem deficiência a partir de 14 anos
Turmas:
Maio – 26/05 das 14h00 às 17h00
Junho – 23/06 das 14h00 às 17h00
 
2. OFICINA HORTA URBANA E USO PRÁTICO DE TEMPEROS:
Atividade teórica e prática
Confeccionar jardineiras suspensas a partir de garrafas plástica pet e
Conhecer os tipos de ervas e temperos secos e fresco
Como plantar e cultivar ervas e temperos naturais
Como utilizá-los no dia a dia.
Ao final o participante levará a sua jardineira com o plantio de uma erva ou tempero para casa manual, certificado e sal de ervas.
Obs.: O participante deverá trazer uma garrafa PET limpa para oficina.
Público Alvo: pessoas com ou sem deficiência a partir de 14 anos
Turmas:
Maio – 27/05 das 9h00 às 12h00
28/05 das 14h00 às 17h00
Junho – 24/06 das 09h00 às 12h00
26/06 das 14h00 às 17h00

- FORTALECENDO VÍNCULOS 
Grupo formado por familiares e cuidadores das pessoas com deficiência atendidas no CTI, que visa o fortalecimento dos vínculos familiares através da troca de experiências por meio de discussão das problemáticas levantados em reunião, tais como as dificuldades encontradas no convívio, questões de políticas públicas e direitos das pessoas com deficiência. Também será estimulada a convivência social através de atividades e dinâmicas em grupo.
Será coordenado pelo setor de Serviço Social havendo a possibilidade da participação do setor de psicologia e pedagogia.
Público Alvo: Familiares e cuidadores das pessoas com deficiência
Turmas:
Junho – 08/06 das 11h15 às 12h00 e 14h15 às 15h00
Junho – 22/06 das 11h15 às 12h00 e 14h15 às 15h00

- OFICINA: CAIXAS FORRADAS EM TECIDO
Objetivo: Desenvolver trabalhos terapêuticos; criatividade; geração de renda e Inclusão. Confecção de caixas forradas em tecido utilizando como matéria prima principal caixa em MDF e tecido.
Público Alvo: Pessoas com e sem deficiência a partir de 14 anos
Carga horária: 12 horas
Duração: 3 horas por dia, totalizando 4 dias de aula
Vagas: 10
Datas: 29 – Maio (Manhã)
09, 11, 16 e 18 – Junho (Tarde)
Horários: 1ª Turma: 8h30 às 11h30 / 2ª Turma: 13h às 16h

- OFICINA DE ARTES 
Serão desenvolvidas atividades como desenho, pintura, colagem e modelagem com objetivo de expandir a percepção, expressão e criatividade dos participantes. Será trabalhado o conteúdo da história da arte através da referência de obras e artistas, e as noções de forma, cor e composição em diversas linguagens. Os usuários serão incentivados a desenvolver uma produção artística própria que será acompanhada pelo arte-educador.
Público Alvo: pessoas com ou sem deficiência a partir de 14 anos
Turmas: CURSO CONTÍNUO - Todas as terças, das 14h00 às 16h00, e todas as sextas, das 10h00 às 12h00

- OFICINA DE APOIO A EDUCAÇÃO INCLUSIVA 
A oficina busca auxiliar o profissional de educação identificar de necessidades dos alunos com deficiência em sala de aula, por meio de atividades, vivencias e experiências, entro das áreas de desenvolvimento dos alunos.
Público Alvo: Profissionais da área da educação
Encontros: 02/06 e 09/06 – das 10h00 às 12h00 e das 14h00 às 16h00
 
- LABORATÓRIO DE IMAGEM – ORIENTAÇÃO E TREINAMENTO PROFISSIONAL 
O objetivo do laboratório de imagem será tornar possível à melhoria do padrão de atuação pessoal, desenvolver sua capacidade de produção de se adaptar às situações da vida diária. Deverão ser trabalhados aspectos voltados para Autonomia, Higiene Pessoal, Apresentação Pessoal, Postura Profissional, Sociabilidade, Relacionamentos, Estabilidade Emocional, Respeito às Normas e Regras.
Público Alvo: pessoas com ou sem deficiência a partir de 14 anos
Nova turma: 01/06 a 24/09 das 10h00 às 12h00
 
- OFICINA DE MEMÓRIA 
Objetivos: Prevenir distúrbios cognitivos (atenção, concentração e memória) estimulando-os através da realização de atividades; proporcionar novos estímulos ao cérebro; resgatar e desenvolver as potencialidades presentes na terceira idade.
Público Alvo: Usuários acima de 55 anos que serão divididos em 2 grupos:
Idosos ativos: Usuários que tem preservada a independência, e mesmo pessoas com patologia relacionada com o envelhecimento, ainda tem reserva funcional adequada e menor risco de adentrar ao ciclo de fragilidade.
 
Idosos frágeis: Usuários que não tem escolaridade ou que apresentam um déficit maior de raciocínio.
Turmas: 
De 10/06 a 26/08 – das 14h00 às 15h30 e das 9h00 às 10h30
De 12/06 a 28/08 – das 14h00 às 15h30 e das 9h00 às 10h30

- MOBILIÁRIO EM PVC 
Objetivo: Construir mobiliário adaptado para pessoas com deficiência e despertar o interesse por ações sociais.
Público alvo: Jovens a partir dos 16 anos
Dias e Horários: Pré-inscrição
 
- CURSO DE CUIDADORES DE PESSOAS COM DEFICIÊNCIA 
Visa orientar cuidadores quanto a forma de prestar atendimento e cuidados para as pessoas com incapacidade funcional, nas atividades de vida diária e prática, identificando suas necessidades e expectativas em relação a vários aspectos da vida cotidiana. O respeito a sua individualidade e o incentivo a sua autonomia e independência para garantir-lhes melhor qualidade de vida também são focos do curso.
Com carga horária de 16 horas, é voltado a pessoas que exercem a função de cuidadores não profissionais e interessados em geral. O curso é dividido em quatro encontros, às terças e sextas-feiras, com duração de quatro horas por dia.

Turmas:
Junho – 16/06 a 26/06 das 13h00 às 17h00

- LIBRAS 
1º Módulo – Iniciante (40h)
Políticas públicas de inclusão (Decreto de LIBRAS)
Prática de LIBRAS: alfabeto, números, semanas, calendário, cores, família, meio de comunicação, meio de transporte, alimentos, comércio, verbos, e muitos outros vocábulos iniciais.
Música em LIBRAS
Atividades
Avaliação
Certificado
Público Alvo: pessoas com ou sem deficiência a partir de 14 anos
Dias e Horários: Pré-inscrição


O Centro de Tecnologia e Inclusão é uma iniciativa da Secretaria de Estado dos Direitos da Pessoa com Deficiência do Governo do Estado de São Paulo 
Endereço: Rodovia dos Imigrantes km 11,5, São Paulo /SP - bairro Jabaquara
Informações e inscrições: (11) 5021-6663 ou e-mail:  sau@ctipfi.spdm.org.br