domingo, 30 de novembro de 2014

Esporte Como Fator de Integração do Deficiente Físico na Sociedade

Por: Acary de Souza Bulle Oliveira, Alberto Alain Gabbai, Márcia Cristina Bauer Cunha e Rita Helena Duarte Dias Labronici.
http://cev.org.br/biblioteca/esporte-como-fator-integracao-deficiente-fisico-sociedade/


Resumo

O objetivo deste estudo consiste em avaliar o esporte como método de reabilitação e analisar os aspectos físicos, psicológicos e sociais dos portadores de limitação física, especialmente com enfermidades crônicas e que já não se encontram em programa de reabilitação. Foram avaliados 30 deficientes físicos, de causas diversas, sendo 15 iniciados ao basquetebol e outros 15 à natação, de acordo com a preferência específica de cada atleta. Foram utilizadas a escala social (Rivermead), a classificação funcional do esporte, a aplicação das escalas funcionais (Barthel e Rivermead) e o teste do perfil psicológico (POMS). Essas escalas e o perfil psicológico foram aplicados antes da prática do esporte e dois anos depois. O sexo masculino predominou nos dois grupos e a idade variou entre 17 e 59 anos. Não notamos alterações nas avaliações fisioterápias, nas escalas de Barthel e Rivermead. No teste psicológico os dois grupos apresentaram um alto vigor e baixa depressão. Nos aspectos sociais houve importante mudança principalmente nos seus relacionamentos com uma ou mais pessoas e nas atividades da vida diária (social, lazer e doméstica). Este estudo mostra que o esporte pode trazer para o portador de limitação física uma melhor integração social e adaptação a sua condição física.

sábado, 29 de novembro de 2014

Manual de Acessibilidade em Centros Históricos está disponível no site do Iphan


Manual de Acessibilidade em Centros Históricos está disponível no site do Iphan
O Caderno Técnico foi lançado em abril de 2014, no âmbito do Seminário Iberoamericano deAcessibilidade no Patrimonio Cultural, realizado em ...
Google PlusFacebookTwitterSinalizar como irrelevante
LEMBRETE: SEMINÁRIO SPECIAL OLYMPICS (HOJE - 29.11)
Sex. 20:09
Boa noite!

É HOJE!!!! 

Aguardamos você e seus amigos para o "SEMINÁRIO SPECIAL OLYMPICS SP"

Local: Rua Voluntários da Pátria, 257 - UNISANT`ANNA - Santana, São Paulo


Atenciosamente,

Comissão Organizadora
SPECIAL OLYMPICS BRASIL



Empresa lança celular em braile feito com impressora 3D

Posted: 28 Nov 2014 03:45 AM PST
A OwnFone, companhia londrina que desenvolve celulares impressos em 3D, lançou o que considera ser o primeiro celular em braile à venda no mundo. O aparelho recebe o mesmo nome da empresa e está disponível apenas no Reino Unido por £ 60, equivalente a R$ 223,00. 

O dispositivo pode ser personalizado com dois ou quatro botões pré-programados com contatos de amigos, familiares, emergência, entre outros. Para quem não lê braile, há um modelo de impressão do texto em relevo no teclado.

Ainda que seja o primeiro aparelho disponível no mercado, o OwnFone em braile não é uma ideia original. Em 2013 uma startup indiana desenvolveu um protótipo de um smartphone com display em braile que apitava ou vibrava quando recebia certos comandos.

O criador do dispositivo, Tom Sunderland, explica que o método escolhido para confeccionar o aparelho ajuda a manter os custos baixos “A impressão 3D é uma alternativa rápida e barata na criação de botões personalizados em braile”, explica.

A empresa é pioneira na criação de telefones impressos em 3D. Em 2012, foi uma das primeiras a criar telefones construídos dessa maneira, com outro OwnFone. Em 2013 surgiu o 1stfone, celular indicado para crianças que traz botões programáveis de contatos como “Mamãe” e “Papai”. Os telefones são pequenos (têm o tamanho de um cartão de crédito) e fáceis de utilizar.


Fonte: BBC e Olhar Digital

Legenda Sonora: os filmes que você queria ver com audiodescrição


Posted: 28 Nov 2014 04:08 AM PST
O cara em questão é Diego Oliveira, 25 anos, ex-ator de teatro e apaixonado por cinema. Ele nunca tinha tido contato com audiodescrição ou com pessoas com deficiência visual, mas, depois dessa experiência, começou a pesquisar sobre o tema, fez um curso e começou a trabalhar na ideia do Legenda Sonora. O site, que começou com filmes antigos, agora foca no YouTube, com uma média de três novas audiodescrições por semana e 1.000 acessos mensais.

"Nossa sociedade tem acesso a conteúdo audiovisual muito fácil, a um clique de distância, enquanto quem tem deficiência visual sempre fica condicionado a cinemas adaptados, em ocasiões especiais, com filmes predeterminados ou horários específicos na TV", diz Diego. "Eu quero que eles tenham acesso ao mesmo conteúdo que nós temos e com a mesma independência, a um clique também".

O segredo de uma boa audiodescrição, afirma, está na humanização do processo. "Identificar e trabalhar com o público-alvo de cada conteúdo, seja infantil, terror ou uma boa zoeira, por exemplo", explica. "Existem algumas regras, mas não temo quebrá-las. Tem cenas que podem passar muito mais informação para o público se forem audiodescritas com diferentes entonações e emoção na medida certa. Leitores de tela já são robotizados, não acho que audiodescrição precisa seguir o mesmo caminho".

Os cegos, avalia, são excluídos da cultura. "Levou mais de dez anos para a lei de audiodescrição na TV ser aprovada, com duas horas de conteúdo por semana em cada canal. O tempo está aumentando [hoje são 4h/semana], mas só porque uma lei obriga. São poucos os que trazem acessibilidade espontaneamente. Colocar audiodescrição na internet pode levar essa conscientização a um novo patamar", acredita.

Em exibições de filmes legendados, geralmente há mais de um profissional na audiodescrição, sendo uma voz para a leitura da legenda e outra para a audiodescrição em si. Como Diego trabalha sozinho no Legenda Sonora, o estéreo foi o caminho para melhorar a compreensão. E por isso ele recomenda assistir com fones de ouvido.

No site, o único filme não disponível na versão dublada é "Forest Gump". "Star Wars" só está na versão dublada, e "Rocky" e “007”, tanto dubladas quanto legendadas.

Quando era apenas um protótipo, o Legenda Sonora ganhou o “Talent Show”, prêmio no festival youPIX. Atualmente, o site está participando do Social Good Brasil Lab, laboratório para projetos sociais envolvendo tecnologia. “Porém, até o momento, o processo todo é voluntário e não remunerado. Não acho que o público com deficiência visual deva pagar por um conteúdo que é distribuído gratuitamente no YouTube”, diz. "Essa preocupação deveria vir de quem faz os vídeos, pensar em tê-los acessíveis para todos, sem exceção".


Fonte: Quem inova

Curso para pessoas com deficiência visual

Posted: 28 Nov 2014 04:20 AM PST
A Fundação Dorina abre inscrições para curso de Rotinas Administrativas para pessoas com deficiência visual.

O objetivo do projeto, viabilizado pelo PRONAS/PcD, é que os alunos interessados em melhorar sua qualificação profissional sejam munidos de informação e conhecimento para ingressar ou buscar uma reposição no mercado de trabalho. Para participar, a pessoa cega ou com baixa visão deve estar cursando ou ter concluído o Ensino Médio e ter noções básicas de informática, como digitação.

O curso é gratuito e tem início em 08 de dezembro de 2014, duração de cinco meses e aulas duas vezes por semana na Fundação Dorina (Rua Doutor Diogo de Faria, 558 – Vila Clementino – SP). As inscrições são exclusivas para pessoas cegas ou com baixa visão e podem ser feitas até o dia 28 de novembro por telefone (11) 5087-0959 ou e-mail empregabilidade@fundacaodorina.org.br.

“No curso de Rotinas Administrativas, o educando aprende atuar como auxiliar administrativo e pode trabalhar em organizações de todos os portes e segmentos”, explica Fernanda Simidamore, psicóloga da área de empregabilidade da Fundação Dorina.

Aos interessados, as inscrições vão até o dia 28 de novembro, por telefone (11) 5087-0959 ou e-mail empregabilidade@fundacaodorina.org.br. As aulas acontecem duas vezes por semana na Fundação Dorina (Rua Doutor Diogo de Faria, 558 – Vila Clementino – SP). As inscrições são exclusivas para pessoas cegas ou com baixa visão.

Hot Park promove dia de diversão para deficientes - RIO QUENTE - GOIÁS

Posted: 28 Nov 2014 04:27 AM PST
Para o próximo dia 2 está previsto um dia de muita diversão no Hot Park, localizado em Rio Quente, Goiás, uma das grandes atrações turísticas do estado. A ação ocorre em comemoração ao Dia Internacional da Pessoa com Deficiência Física. 

Segundo a assessoria do Hot Park, “as pessoas que possuem algum tipo de deficiência terão acesso gratuito durante todo o dia às atrações”, informa.

Para o co-CEO do grupo Rio Quente, Ronaldo Pacheco, a data é uma oportunidade para que a sociedade se desperte para a importância da inclusão social. “O momento reforça nosso compromisso em promover experiências fantásticas e inclusão social”, pontua.


Fonte: site DM.com por Andreia Pereira.

Atividades físicas regulares favorecem saúde de diabéticos

http://maisequilibrio.com.br/mes-do-diabetes-5-44-e.html

Cardápio equilibrado e exercícios regulares só potencializa o controle da doença
Atividades físicas regulares favorecem saúde de di
Quem tem diabetes precisa escolher bem todos os dias os alimentos que vai colocar no prato. Melhor ainda se o cardápio equilibrado puder ser combinado com exercícios físicos regulares, benefício que só potencializa o controle da doença. As atividades físicas melhoram o sistema cardiovascular, fortalecem a musculatura, aliviam o estresse e controlam o peso, que previnem o problema.
Publicidade
Isso porque os exercícios tornam mais eficientes e abundantes a absorção de glicose pelos tecidos na hora do treino e até 48 horas depois. Segundo especialistas, o treinamento melhora a saúde dos vasos e a atividade dos nervos, que padecem com o exagero de glicose em circulação. E desempenha um importante papel na prevenção e controle da resistência à insulina. A atividade física proporciona a melhora do condicionamento físico, no controle da pressão arterial, na melhora da composição corporal e até na diminuição do risco de morte.
Algumas modalidades esportivas provocam bons resultados para alunos que tenham diabetes, como os exercícios aeróbicos, entre eles ciclismo e corrida, e os exercícios com peso, como musculação, por exemplo. Durante os treinos, algumas alterações metabólicas ocorrerão de forma aguda, por isso, o aconselhável verificar o nível de glicose por testes de glicemia. Eles devem estar acima de 100mg/dl.
Vale lembrar que o diabetes é uma doença causada pela falta ou má absorção de insulina, hormônio produzido pelo pâncreas. A função desse órgão é quebrar as moléculas de glicose para transformá-las em energia a fim de que seja aproveitada por todas as células. A ausência total ou parcial desse hormônio interfere na queima do açúcar e na transformação em outras substâncias, como proteínas, músculos e gordura.
Alguns fatores de risco são obesidade, hipertensão, sedentarismo, estresse e altos índices de colesterol e triglicérides. Portanto, para evitar a doença, fuja da preguiça e mexa-se! Caso você já tenha o problema, é interessante uma consulta médica antes de praticar exercícios. Veja outras dicas.
1. Antes de aderir a qualquer programa de atividade física, busque orientação do seu médico, sobretudo se houver complicações;
2. Os exercícios físicos são benéficos, mas requerem acompanhamento especializado, ainda mais em caso de diabetes tipo 1 ou uso de insulina;
3. As taxas de açúcar no sangue devem ser checadas antes, durante e após o treino. Na natação, 15 minutos antes, 20 minutos após o início e no final. Ao conferir sensação de bem-estar, a água pode mascarar a hipoglicemia, queda brusca nos níveis de glicose;
4. Tenha sempre balas e sachês de glicose para corrigir a hipoglicemia, se necessário;
5. O portador de diabetes perde mais água para compensar os altos e baixos da glicose, logo, precisa se hidratar mais antes, durante e após o treino, não importa o clima;
6. Também corre mais risco de rigidez nas articulações, por isso, jamais deve abrir mão do alongamento.
Natália Farah

COM MINI DELEGAÇÃO(43 participantes) Rio de Janeiro é VICE-CAMPEÃO dasPARALIMPÍADAS ESCOLARES em S. Paulo. PARABÉNS

Regina Katia Cerqueira Ribeiro adicionou 9 novas fotos.
Vice campeões das Paralimpiadas 2014!!
Parabéns atletas, técnicos e toda delegação do Rio de Janeiro por mais essa vitória !!!

Em 3 meses, pessoas com deficiência registram 4.500 queixas à polícia


Pessoas com deficiência auditiva e pessoas com deficiência visual registram mais ocorrências em relação a crimes contra o patrimônio (furto ou roubo, por exemplo)

iG Minas Gerais | DA REDAÇÃO 
Em três meses vigorando a possibilidade de se declarar algum tipo de deficiência nos boletins eletrônicos de ocorrência do Estado de São Paulo, iniciativa inédita no Brasil, 4.502 pessoas desse universo registraram terem sido vítimas de alguma violência.
O número representa apenas 1% da média total de boletins no período -de junho a agosto deste ano.
Mas, comparado ao único modo de denúncia para esse tipo de ocorrência, o Disque 100, do governo federal, ele é "alarmante", de acordo com representantes da Secretaria Estadual dos Direitos da Pessoa com Deficiência, responsável pelo levantamento.
Segundo o órgão, em três anos o atendimento telefônico contabilizou cerca de 8.000 casos. As ocorrências virtuais tiveram maior frequência de registro por parte de pessoas com deficiência física (46,53%), seguidas das pessoas com deficiência intelectual (19,55%) e deficiência visual (15,08%).
Homens solteiros, com mais de 40 anos e primeiro grau completo formaram o perfil geral das vítimas. De acordo com os pesquisadores, os números não representam o universo total dos casos, uma vez que parte das vítimas teria dificuldades de reportar a violência.
Tipificação
Pessoas com deficiência auditiva e pessoas com deficiência visual registram mais ocorrências em relação a crimes contra o patrimônio (furto ou roubo, por exemplo).
Já os que possuem deficiência física relataram mais casos de crimes contra a pessoa (lesão corporal, homicídio entre outros). Um ponto que chamou a atenção dos pesquisadores foram os registros de crimes contra a dignidade sexual, com o estupro.
Do total de boletins, eles somaram 2% (na média geral da população é de 1%). É o quarto tipo de crime mais relatado por pessoas com deficiência intelectual.
"Com base nos dados, saímos do campo das hipóteses e passamos mostrar que o problema da violência contra a pessoa com deficiência existe de fato. Assim, é mais efetivo traçar planos de políticas públicas e prepara-se melhor a sociedade para enfrentar a questão", diz Luiz Carlos Lopes, um dos coordenadores do estudo.
Leia tudo sobre: Clique para inserir palavras chave

sexta-feira, 28 de novembro de 2014

CONHEÇAS OS MASCOTES OLIMPICO E PARALÍMPICO

Rio 2016 - Mascotes
Rio 2016 - Mascotes

S

FGV aponta Forças Armadas como instituição mais confiável para os brasileiros

FGV aponta Forças Armadas como instituição mais confiável para os brasileiros

A pesquisa avaliou o índice de confiança entre os meses de abril de 2013 e março de 2014
Publicado: 27/11/2014 15:06h

                                     
Fonte: Agência Força Aérea
  Uma pesquisa divulgada recentemente pela Fundação Getúlio Vargas (FGV) apontou as Forças Armadas como a instituição MAIS confiável aos olhos da população brasileira. A pesquisa avaliou o índice de confiança entre os meses de abril de 2013 e março de 2014. As Instituições Militares aparecem em primeiro lugar com 68% na preferência dos entrevistados, a frente da Igreja Católica com 55% e do Ministério Público com 48%.
O levantamento realizado pela Escola de Direito da FGV de São Paulo entrevistou 7.176 pessoas de diferentes Estados, entre eles Amazonas, Pernambuco, Bahia, Minas Gerais, Rio de Janeiro, São Paulo, Rio Grande do Sul e Distrito FEDERAL. A população alvo da pesquisa foi composta por habitantes com 18 anos ou MAIS. Esse é o quinto ano de realização do Índice de Confiança na Justiça no Brasil (ICJBrasil).
ICJBrasil - É um levantamento estatístico trimestral de natureza qualitativa, realizado nas regiões metropolitanas e no interior de sete Estados do país e do Distrito FEDERAL com base em amostra representativa da população. O objetivo é retratar sistematicamente a confiança da população no Poder Judiciário.