quarta-feira, 27 de março de 2013

º Congresso Carioca de Educação Física

º Congresso Carioca de Educação Física

8º Congresso Carioca de Educação Física


Falta pouco mais de 2 meses para a realização do 8º Congresso Carioca de Educação Física! São mais de 30 cursos em diversas áreas de atuação profissional, com os cursos sendo divididos em módulos. Para o ano de 2013, temos uma novidade: além dos módulos Fitness, Água, Escola, Esporte e Gestão, teremos os módulos Fisioterapia e Nutrição, com cursos voltados, também, para profissionais de Educação Física.
Para fazer sua inscrição, você deve escolher até 3 cursos, preencher sua ficha de inscrição e aguardar as instruções para pagamento que serão enviadas por e-mail. Para facilitar sua decisão, esse ano você poderá visualizar os cursos por palestrante, por módulo, por horário ou por data.
Se você tem um artigo pronto para ser publicado, envie-o para nossa sessão científica até o dia 30 de abril. Os trabalhos aceitos serão publicados na Revista Carioca de Educação Física.

Musculação total
Se você ainda não viu como foi o curso que aconteceu em Minas Gerais, confira aqui o que rolou, baixe os slides do curso e deixe seu nome nos comentários para ser informado da abertura de outras turmas.


Oportunidades de emprego
Se você é estudante de Educação Física e deseja trabalhar de forma remunerada com divulgação de eventos, acesse nossa seção de oportunidades. Essa semana: vagas também para professores em diverss modalidades.

Educação aprova cuidador nas escolas para alunos com deficiência

Posted: 25 Mar 2013 06:26 AM PDT
Alex Canziani considera necessária a presença de um cuidador nas escolas.Alex Canziani considera necessária a presença de um cuidador nas escolas.
A Comissão de Educação aprovou na quarta-feira (20) proposta que torna obrigatória a presença de cuidador em escolas regulares para acompanhar alunos com deficiência, quando necessário. A medida está prevista no Projeto de Lei 8014/10, do deputado Eduardo Barbosa (PSDB-MG), que recebeu parecer favorável do relator, deputado Alex Canziani (PTB-PR).
O relator considerou “absolutamente necessária” a presença de um cuidador para garantir a inclusão e a aprendizagem de alguns alunos. “O papel do cuidador é oferecer o acompanhamento individualizado, de forma a viabilizar a mobilidade no ambiente escolar, o atendimento de necessidades pessoais e a realização de outras tarefas que não podem ser prestadas pelo professor”, afirmou Canziani.
O projeto acrescenta um parágrafo à Lei de Diretrizes e Bases da Educação (LDB – Lei 9.394/96). De acordo a legislação atual, o ensino especial para alunos com deficiência deve ser oferecido preferencialmente na rede regular de ensino, sendo que a própria LDB já prevê a prestação de serviços de apoio especializado nesses estabelecimentos quando necessário.
Eduardo Barbosa, no entanto, quer deixar explícito na lei a obrigatoriedade da presença de cuidadores.
Tramitação
A proposta tramita em caráter conclusivo e ainda será analisada pela Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania. O texto já havia sido aprovado pela Comissão de Seguridade Social e Família.
Íntegra da proposta:
Reportagem – Noéli Nobre
Edição – Daniella Cronemberger
Fonte: Agência Câmara Notícias

O AUTISMO NA ERA DA INDIGNAÇÃO

Deficiente Ciente
Pintura da artista plástica Deborah Paiva para a edição de 17 de março da "Ilustríssima" / Foto: Joel Silva/Reprodução/Folhapress
Pintura da artista plástica Deborah Paiva para a edição de 17 de março da “Ilustríssima” / Foto: Joel Silva/Reprodução/Folhapress

Robô ajuda menino de três anos a lidar com o autismo

Deficiente Ciente
Aiden interagiu de forma surpreendente com robô (Foto: Reprodução/Daily Mail)
Aiden interagiu de forma surpreendente com robô (Foto: Reprodução/Daily Mail)
Uma equipe de engenheiros mecânicos e especialistas em autismo desenvolveu o sistema que acabou se tornando uma ferramenta poderosa para o auxílio no aprendizado de interações sociais para crianças com a disfunção. O experimento com Aiden revelou que ele prestou mais atenção em seu amigo robótico do que em uma terapeuta humano.
“Este é o primeiro teste com um sistema inteligente que se adapta para fazer alguma diferença em relação ao transtorno”, avalia Zachary Warren, diretor do tratamento de autismo na Vanderbilt. Além do robô, os pesquisadores criaram um “ambiente inteligente” para as interações entre o menino e o Nao. A sala era equipada com uma variedade de câmeras e o garoto sentava-se em uma cadeira para se relacionar com o humanoide. Aiden usava um rastreador na cabeça para que o sistema avaliasse se ele estava realmente prestando atenção às ordens.
Nao foi programado para dizer frases como “olhe para cá” e “vamos fazer mais um pouco”, além de fazer gestos apontando para um local e imitando ações de terapeutas humanos. Os testes são feitos em sequência e os pesquisadores avaliam seus efeitos. Os estudos comprovaram que os pacientes passam mais tempo olhando para Nao do que para os humanos. “O engajamento das crianças com robôs foi ótimo”, destacou a pesquisadora Julie Crittendon.
Fonte: Daily Mail
Referência: TechTudo
Tags:

COMERCIAL SHOW DAS PARAOLIMPIADAS

http://chandencio.wordpress.com/2013/03/22/comercial-show-das-paraolimpiadas/

Brasil conquista o bronze no basquete em cadeira de rodas

Brasil conquista o bronze no basquete em cadeira de rodas

mexico_bronze-bra-ven_609
Por Katryn Dias
No último final de semana, o Brasil mostrou que é uma potência continental no basquete em cadeira de rodas. Durante a Copa América Sub-23, disputada na Cidade do México, a equipe verde e amarela teve um bom desempenho, chegando até a disputa do bronze. No jogo, o time brasileiro foi mais forte e venceu a Venezuela por 68 a 36 para garantir uma medalha.
Ezequiel Sousa liderou a equipe e foi o grande destaque brasileiro, após acertar 20 cestas durante toda a partida. Mas a Venezuela não se entregou, e manteve o jogo acirrado até o último quarto.
As seleções do Canadá e do México, que ficaram em primeiro e segundo lugares, respectivamente, com um placar final de 74 a 67, já foram para a disputa do título com a certeza da conquista das duas vagas para o Campeonato Mundial de Seleções Masculinas Sub-23, que acontecerá de 11 a 22 em setembro, na Turquia.
Foto: Divulgação
Veja mais:

Anões e gigantes se enfrentam em um desafio nada convencional

Anões e gigantes se enfrentam em um desafio nada convencional

 http://rederecord.r7.com/video/anoes-e-gigantes-se-enfrentam-em-um-desafio-nada-convencional-514db207b61ce337948ad304/

 

De um lado, uma equipe profissional de basquete; do outro, um time de futsal só de anões. O verdadeiro duelo de Davi contra Golias aconteceu em Fortaleza, no Ceará. Veja quem levou a melhor nessa disputa!

A Incrível história dos sete anões de Auschwitz

A Incrível história dos sete anões de Auschwitz

Kiko Nogueira 24 de março de 2013 1
Um novo livro sobre a família Ovitz, que sobreviveu inteira ao nazismo graças a um dos homens mais perversos da história: Mengele.
A família Ovitz
A família Ovitz
Os historiadores do Holocausto costumam ser cuidadosos com os testemunhos de sobreviventes, que podem se equivocar quanto ao desenrolar dos fatos no tempo, esquecer acontecimentos importantes ou incorporar situações alheias. A vergonha, o medo, o terror e o trauma passam a fazer parte da memória.
De todas as histórias absurdas desse período, poucas são mais incríveis que a dos sete anões de Auschwitz: uma família romena, de nome Ovitz, que conseguiu passar pelo célebre campo de concentração por causa de sua deficiência. Eles são o tema de um novo livro: Giants: The Seven Dwarfs Of Auschwitz, de Yehuda Koren e Eilat Negev. Eram do vilarejo de Rozavlea, na Transilvânia. O pai, anão, teve dez filhos, sete deles verticalmente prejudicados. A mãe, preocupada com o futuro deles, vendo que tinham talento artístico, fez com que montassem um grupo, a Trupe Lilipute. Nos anos 30, fizeram sucesso na Europa Central, cantando, dançando e estrelando esquetes. A mais nova, Perla, tocava um violão de quatro cordas. O mais velho, Avram, era roteirista e diretor. Ainda havia Rozika, Franziska, Frieda, Micki e Elizabeth. Os maridos e mulheres deles entravam imediatamente no time para ajudar no que fosse necessário. Moravam todos juntos, numa comunidade.
Quando Hitler tomou o poder, eles estavam duplamente condenados: primeiro, por ser anões (os nazistas tinham um programa de eutanásia para deficientes físicos e mentais, de modo a preservar o arianismo); depois, por ser judeus.
Em maio de 1944, os Ovitz foram mandados para Auschwitz – os sete anões e os cinco normais. Ao vê-los, os soldados imediatamente identificaram uma oportunidade de agradar o médico que estava colecionando o que chamava de aberrações – gêmeos, corcundas, gigantes, hermafroditas, obesos etc. Não pensaram duas vezes. Apesar de ser noite, sabiam que ele gostaria de ver aquelas pessoas.
Perla e Elizabeth
Perla e Elizabeth
Josef Mengele, o médico, adotou-os para seu circo de horrores. “Eu fui salva pela graça do demônio”, disse Perla Ovitz.
Os soldados da SS eram brutais com os prisioneiros, mas não com os Ovitz. Como não havia outra família de anões, Mengele era um pouco mais cuidadoso com a trupe. Os Ovitz dispunham de rações mais fartas, podiam usar as próprias roupas, não raspavam o cabelo. Alguns dos prisioneiros que os viram no campo achavam que estavam tendo alucinações.
Viraram uma atração dos encontros noturnos dos chefes de Auschwitz (os kapos). Um cantora lembra que o programa dessas saturnálias incluía foxtrote, casais do mesmo sexo dançando, homens e mulheres bêbados rindo, contando piadas sujas. Os anões eram parte do cenário, acompanhando a orquestra batendo as mãos e os pés.
Os Ovitz viraram uma lenda. Livros de sobreviventes diziam que eles foram executados todos juntos ao lado de uma vala; que o bebê do grupo teve sua cabeça esmagada na parede por um oficial (um expediente comum); que fugiram.
Na verdade, a família escapou com vida. Em 1949, foram para Israel. Lá fizeram seu último show, em 1955. Perla morreu aos 98 anos. Tudo graças à sorte, ao imponderável, às suas características físicas – e, principalmente, à curiosidade doentia de um dos homens mais perversos da história.
Josef Mengele
Josef Mengele

Três atletas da Andef convocados para Desafio Internacional de Vôlei Sentado

Três atletas da Andef convocados para Desafio Internacional de Vôlei Sentado

Atletas da natação no Regional

Por Gustavo Carvalho (gustavo@andef.org.br)


Os atletas da Andef Guilherme, Guto e Wescley foram convocados para a seleção brasileira masculina de Voleibol Sentado que disputa o Desafio Internacional Masculino, entre os dias 12 e 14 de abril, no Clube Pinheiros, em São Paulo.
O evento terá a participação da Seleção Brasileira (equipes A e B), Alemanha e Holanda. O torneio tem o objetivo de fomentar a modalidade, ampliar o calendário da Organização Mundial de Voleibol Sentado (WOVD) e dar início ao ciclo para os Jogos Paralímpicos do Rio 2016.
O Brasil é o atual bicampeão Parapan-Americano, com medalha de ouro no Rio 2007 e Guadalara 2011. Em Londres 2012, o Brasil ficou em quinto lugar. Os alemães conquistaram o bronze nos Jogos Paralímpicos de Londres 2012, e os holandeses tem grande destaque na Europa por ser o berço da modalidade no mundo.

Seleção brasileira feminina de Goalball chega à Andef para mais uma fase de treinos

Seleção brasileira feminina de Goalball chega à Andef para mais uma fase de treinos

Atletas da natação no Regional

Por Gustavo Carvalho (gustavo@andef.org.br) com informações da CBDV (www.cbdv.org.br)


A Seleção Brasileira feminina de Goalball está nas instalações da Andef para a primeira fase de treinamentos em 2013. Os treinos da equipe serão realizados no Ginásio do Corpo de Bombeiros, da Praia de São Francisco, em Niterói, de 25 de março a 6 de abril e acontecem das 10h às 12h30.
A equipe do técnico Paulo Miranda tem dois compromissos este ano. O primeiro deles será na Suécia, na disputa do Torneio Malmö Lady Intercup 2013. Grandes potências mundiais vão participar do evento e o Brasil, inclusive, terá a oportunidade de encarar o Japão – algoz das brasileiras nos Jogos de Londres.
O outro desafio, e mais importante, será no Parapan-Americano da IBSA, de 9 a 15 de julho, em Colorado, nos Estados Unidos. O torneio é classificatório para o Campeonato Mundial de 2014, mas o Brasil já está classificado para a competição que acontecerá na Finlândia.
Para o primeiro encontro do ano, o treinador manteve a base brasileira da última Paralimpíada. A grande novidade foi a convocação da atleta Rafaela Paulino, grande destaque da APACE (PB) em 2012.
Atletas
Ana Carolina Duarte Ruas Custódio – IBC (RJ)
Denise Daniele Batista de Souza – ADEVIRN (RN)
Gleyse Priscila Portioli de Souza – APADV (SP)
Jéssica de Fátima Rodrigues Alves – UEEJAA (PA)
Jéssica Gomes Vitorino – VIZINHANÇA (DF)
Marcia Bonfim Vieira dos Santos – APADV (SP)
Neusimar Clemente dos Santos – IBC (RJ)
Rafaela Paulino Silva – APACE (PB)
Victória Amorim do Nascimento – IBC (RJ)
Comissão técnica
Paulo Sérgio de Miranda – Técnico
Artur José Squarisi de Carvalho – Coordenador
Ricardo Aparecido de Oliveira – Auxiliar Técnico
Thiago Parreira Sardenberg Soares – Fisioterapeuta
Hesojy Gley Pereira Vital da Silva – Médico
José Dionizio Lisboa Barbante Júnior – Preparador Físico
Max Marcucci – Apoio
Carlos Eduardo Quaquio – Apoio

Príncipe Harry será convidado de honra de jogos paraolímpicos http://noticias.bol.uol.com.br/esporte/2013/03/26/principe-harry-sera-convidado-de-honra-de-jogos-paraolimpicos-militares-dos-eua.jhtm

http://noticias.bol.uol.com.br/esporte/2013/03/26/principe-harry-sera-convidado-de-honra-de-jogos-paraolimpicos-militares-dos-eua.jhtm




Príncipe Harry será convidado de honra de jogos paraolímpicos militares dos EUA 26/03/2013 - 13h19 | do UOL Esporte Aumentar tamanho da letra Diminuir tamanho da letra Compartilhar Imprimir Enviar por e-mail Comente Getty Images Atualmente, Príncipe Harry vem se dedicando a campanhas beneficentes pelo mundo Do UOL, em São Paulo O Príncipe Harry, de Gales e da família real britânica, será o convidado de honra da edição 2013 dos Warrior Games, os jogos paraolímpicos disputados por membros do exército, marinha e aeronáutica dos Estados Unidos feridos em combate. Harry aceitou o convite e vai assistir aos eventos entre os dias 11 e 16 de maio, em Colorado Springs, onde ficam o centro de treinamentos do Comitê Olímpico dos Estados Unidos e também a Academia da Força Aérea. Ampliar Príncipe Harry no Afeganistão10 fotos 10 / 10 12.dez.2012- O príncipe Harry se prepara para pilotar um helicópteros de combate Apache, pelo qual é responsável pela artilharia, na sua segunda missão no Afeganistão, servindo o Exército britânico Leia mais John Stillwell/AP "Estamos muito animados com a confirmação do Príncipe Harry", disse Charlie Huebner, chefe do Comitê Paraolímpico dos Estados Unidos. "Ele é uma personalidade comprometida em ajudar nossas campanhas de integração aos veteranos de guerra ao esporte. É uma honra tê-lo conosco", completou. 260 pessoas irão participar de sete competições durante os Warrior Games. Cinco times dos Estados Unidos, irão competir, com os atletas representando cada divisão das Forças Armadas. Uma equipe representando as Forças Armadas do Reino Unido completa os Jogos. Após participar de campanhas do exército britânico no Oriente Médio, o Príncipe Harry vem se dedicando a causas beneficentes das Forças Armadas, principalmente as que ajudam ex-soldados feridos em combate.

Leia mais em: http://noticias.bol.uol.com.br/esporte/2013/03/26/principe-harry-sera-convidado-de-honra-de-jogos-paraolimpicos-militares-dos-eua.jhtm
Príncipe Harry será convidado de honra de jogos paraolímpicos militares dos EUA 26/03/2013 - 13h19 | do UOL Esporte Aumentar tamanho da letra Diminuir tamanho da letra Compartilhar Imprimir Enviar por e-mail Comente Getty Images Atualmente, Príncipe Harry vem se dedicando a campanhas beneficentes pelo mundo Do UOL, em São Paulo O Príncipe Harry, de Gales e da família real britânica, será o convidado de honra da edição 2013 dos Warrior Games, os jogos paraolímpicos disputados por membros do exército, marinha e aeronáutica dos Estados Unidos feridos em combate. Harry aceitou o convite e vai assistir aos eventos entre os dias 11 e 16 de maio, em Colorado Springs, onde ficam o centro de treinamentos do Comitê Olímpico dos Estados Unidos e também a Academia da Força Aérea. Ampliar Príncipe Harry no Afeganistão10 fotos 10 / 10 12.dez.2012- O príncipe Harry se prepara para pilotar um helicópteros de combate Apache, pelo qual é responsável pela artilharia, na sua segunda missão no Afeganistão, servindo o Exército britânico Leia mais John Stillwell/AP "Estamos muito animados com a confirmação do Príncipe Harry", disse Charlie Huebner, chefe do Comitê Paraolímpico dos Estados Unidos. "Ele é uma personalidade comprometida em ajudar nossas campanhas de integração aos veteranos de guerra ao esporte. É uma honra tê-lo conosco", completou. 260 pessoas irão participar de sete competições durante os Warrior Games. Cinco times dos Estados Unidos, irão competir, com os atletas representando cada divisão das Forças Armadas. Uma equipe representando as Forças Armadas do Reino Unido completa os Jogos. Após participar de campanhas do exército britânico no Oriente Médio, o Príncipe Harry vem se dedicando a causas beneficentes das Forças Armadas, principalmente as que ajudam ex-soldados feridos em combate.

Leia mais em: http://noticias.bol.uol.com.br/esporte/2013/03/26/principe-harry-sera-convidado-de-honra-de-jogos-paraolimpicos-militares-dos-eua.jhtm
Príncipe Harry será convidado de honra de jogos paraolímpicos militares dos EUA 26/03/2013 - 13h19 | do UOL Esporte Aumentar tamanho da letra Diminuir tamanho da letra Compartilhar Imprimir Enviar por e-mail Comente Getty Images Atualmente, Príncipe Harry vem se dedicando a campanhas beneficentes pelo mundo Do UOL, em São Paulo O Príncipe Harry, de Gales e da família real britânica, será o convidado de honra da edição 2013 dos Warrior Games, os jogos paraolímpicos disputados por membros do exército, marinha e aeronáutica dos Estados Unidos feridos em combate. Harry aceitou o convite e vai assistir aos eventos entre os dias 11 e 16 de maio, em Colorado Springs, onde ficam o centro de treinamentos do Comitê Olímpico dos Estados Unidos e também a Academia da Força Aérea. Ampliar Príncipe Harry no Afeganistão10 fotos 10 / 10 12.dez.2012- O príncipe Harry se prepara para pilotar um helicópteros de combate Apache, pelo qual é responsável pela artilharia, na sua segunda missão no Afeganistão, servindo o Exército britânico Leia mais John Stillwell/AP "Estamos muito animados com a confirmação do Príncipe Harry", disse Charlie Huebner, chefe do Comitê Paraolímpico dos Estados Unidos. "Ele é uma personalidade comprometida em ajudar nossas campanhas de integração aos veteranos de guerra ao esporte. É uma honra tê-lo conosco", completou. 260 pessoas irão participar de sete competições durante os Warrior Games. Cinco times dos Estados Unidos, irão competir, com os atletas representando cada divisão das Forças Armadas. Uma equipe representando as Forças Armadas do Reino Unido completa os Jogos. Após participar de campanhas do exército britânico no Oriente Médio, o Príncipe Harry vem se dedicando a causas beneficentes das Forças Armadas, principalmente as que ajudam ex-soldados feridos em combate.

Leia mais em: http://noticias.bol.uol.com.br/esporte/2013/03/26/principe-harry-sera-convidado-de-honra-de-jogos-paraolimpicos-militares-dos-eua.jhtm
Príncipe Harry será convidado de honra de jogos paraolímpicos militares dos EUA 26/03/2013 - 13h19 | do UOL Esporte Aumentar tamanho da letra Diminuir tamanho da letra Compartilhar Imprimir Enviar por e-mail Comente Getty Images Atualmente, Príncipe Harry vem se dedicando a campanhas beneficentes pelo mundo Do UOL, em São Paulo O Príncipe Harry, de Gales e da família real britânica, será o convidado de honra da edição 2013 dos Warrior Games, os jogos paraolímpicos disputados por membros do exército, marinha e aeronáutica dos Estados Unidos feridos em combate. Harry aceitou o convite e vai assistir aos eventos entre os dias 11 e 16 de maio, em Colorado Springs, onde ficam o centro de treinamentos do Comitê Olímpico dos Estados Unidos e também a Academia da Força Aérea. Ampliar Príncipe Harry no Afeganistão10 fotos 10 / 10 12.dez.2012- O príncipe Harry se prepara para pilotar um helicópteros de combate Apache, pelo qual é responsável pela artilharia, na sua segunda missão no Afeganistão, servindo o Exército britânico Leia mais John Stillwell/AP "Estamos muito animados com a confirmação do Príncipe Harry", disse Charlie Huebner, chefe do Comitê Paraolímpico dos Estados Unidos. "Ele é uma personalidade comprometida em ajudar nossas campanhas de integração aos veteranos de guerra ao esporte. É uma honra tê-lo conosco", completou. 260 pessoas irão participar de sete competições durante os Warrior Games. Cinco times dos Estados Unidos, irão competir, com os atletas representando cada divisão das Forças Armadas. Uma equipe representando as Forças Armadas do Reino Unido completa os Jogos. Após participar de campanhas do exército britânico no Oriente Médio, o Príncipe Harry vem se dedicando a causas beneficentes das Forças Armadas, principalmente as que ajudam ex-soldados feridos em combate.

Leia mais em: http://noticias.bol.uol.com.br/esporte/2013/03/26/principe-harry-sera-convidado-de-honra-de-jogos-paraolimpicos-militares-dos-eua.jhtm
Príncipe Harry será convidado de honra de jogos paraolímpicos militares dos EUA 26/03/2013 - 13h19 | do UOL Esporte Aumentar tamanho da letra Diminuir tamanho da letra Compartilhar Imprimir Enviar por e-mail Comente Getty Images Atualmente, Príncipe Harry vem se dedicando a campanhas beneficentes pelo mundo Do UOL, em São Paulo O Príncipe Harry, de Gales e da família real britânica, será o convidado de honra da edição 2013 dos Warrior Games, os jogos paraolímpicos disputados por membros do exército, marinha e aeronáutica dos Estados Unidos feridos em combate. Harry aceitou o convite e vai assistir aos eventos entre os dias 11 e 16 de maio, em Colorado Springs, onde ficam o centro de treinamentos do Comitê Olímpico dos Estados Unidos e também a Academia da Força Aérea. Ampliar Príncipe Harry no Afeganistão10 fotos 10 / 10 12.dez.2012- O príncipe Harry se prepara para pilotar um helicópteros de combate Apache, pelo qual é responsável pela artilharia, na sua segunda missão no Afeganistão, servindo o Exército britânico Leia mais John Stillwell/AP "Estamos muito animados com a confirmação do Príncipe Harry", disse Charlie Huebner, chefe do Comitê Paraolímpico dos Estados Unidos. "Ele é uma personalidade comprometida em ajudar nossas campanhas de integração aos veteranos de guerra ao esporte. É uma honra tê-lo conosco", completou. 260 pessoas irão participar de sete competições durante os Warrior Games. Cinco times dos Estados Unidos, irão competir, com os atletas representando cada divisão das Forças Armadas. Uma equipe representando as Forças Armadas do Reino Unido completa os Jogos. Após participar de campanhas do exército britânico no Oriente Médio, o Príncipe Harry vem se dedicando a causas beneficentes das Forças Armadas, principalmente as que ajudam ex-soldados feridos em combate.

Leia mais em: http://noticias.bol.uol.com.br/esporte/2013/03/26/principe-harry-sera-convidado-de-honra-de-jogos-paraolimpicos-militares-dos-eua.jhtm
Príncipe Harry será convidado de honra de jogos paraolímpicos militares dos EUA 26/03/2013 - 13h19 | do UOL Esporte Aumentar tamanho da letra Diminuir tamanho da letra Compartilhar Imprimir Enviar por e-mail Comente Getty Images Atualmente, Príncipe Harry vem se dedicando a campanhas beneficentes pelo mundo Do UOL, em São Paulo O Príncipe Harry, de Gales e da família real britânica, será o convidado de honra da edição 2013 dos Warrior Games, os jogos paraolímpicos disputados por membros do exército, marinha e aeronáutica dos Estados Unidos feridos em combate. Harry aceitou o convite e vai assistir aos eventos entre os dias 11 e 16 de maio, em Colorado Springs, onde ficam o centro de treinamentos do Comitê Olímpico dos Estados Unidos e também a Academia da Força Aérea. Ampliar Príncipe Harry no Afeganistão10 fotos 10 / 10 12.dez.2012- O príncipe Harry se prepara para pilotar um helicópteros de combate Apache, pelo qual é responsável pela artilharia, na sua segunda missão no Afeganistão, servindo o Exército britânico Leia mais John Stillwell/AP "Estamos muito animados com a confirmação do Príncipe Harry", disse Charlie Huebner, chefe do Comitê Paraolímpico dos Estados Unidos. "Ele é uma personalidade comprometida em ajudar nossas campanhas de integração aos veteranos de guerra ao esporte. É uma honra tê-lo conosco", completou. 260 pessoas irão participar de sete competições durante os Warrior Games. Cinco times dos Estados Unidos, irão competir, com os atletas representando cada divisão das Forças Armadas. Uma equipe representando as Forças Armadas do Reino Unido completa os Jogos. Após participar de campanhas do exército britânico no Oriente Médio, o Príncipe Harry vem se dedicando a causas beneficentes das Forças Armadas, principalmente as que ajudam ex-soldados feridos em combate.

Leia mais em: http://noticias.bol.uol.com.br/esporte/2013/03/26/principe-harry-sera-convidado-de-honra-de-jogos-paraolimpicos-militares-dos-eua.jhtm
Príncipe Harry será convidado de honra de jogos paraolímpicos militares dos EUA 26/03/2013 - 13h19 | do UOL Esporte Aumentar tamanho da letra Diminuir tamanho da letra Compartilhar Imprimir Enviar por e-mail Comente Getty Images Atualmente, Príncipe Harry vem se dedicando a campanhas beneficentes pelo mundo Do UOL, em São Paulo O Príncipe Harry, de Gales e da família real britânica, será o convidado de honra da edição 2013 dos Warrior Games, os jogos paraolímpicos disputados por membros do exército, marinha e aeronáutica dos Estados Unidos feridos em combate. Harry aceitou o convite e vai assistir aos eventos entre os dias 11 e 16 de maio, em Colorado Springs, onde ficam o centro de treinamentos do Comitê Olímpico dos Estados Unidos e também a Academia da Força Aérea. Ampliar Príncipe Harry no Afeganistão10 fotos 10 / 10 12.dez.2012- O príncipe Harry se prepara para pilotar um helicópteros de combate Apache, pelo qual é responsável pela artilharia, na sua segunda missão no Afeganistão, servindo o Exército britânico Leia mais John Stillwell/AP "Estamos muito animados com a confirmação do Príncipe Harry", disse Charlie Huebner, chefe do Comitê Paraolímpico dos Estados Unidos. "Ele é uma personalidade comprometida em ajudar nossas campanhas de integração aos veteranos de guerra ao esporte. É uma honra tê-lo conosco", completou. 260 pessoas irão participar de sete competições durante os Warrior Games. Cinco times dos Estados Unidos, irão competir, com os atletas representando cada divisão das Forças Armadas. Uma equipe representando as Forças Armadas do Reino Unido completa os Jogos. Após participar de campanhas do exército britânico no Oriente Médio, o Príncipe Harry vem se dedicando a causas beneficentes das Forças Armadas, principalmente as que ajudam ex-soldados feridos em combate.

Leia mais em: http://noticias.bol.uol.com.br/esporte/2013/03/26/principe-harry-sera-convidado-de-honra-de-jogos-paraolimpicos-militares-dos-eua.jhtm

quinta-feira, 21 de março de 2013

Está no ar o 8º Congresso Carioca de Educação Física - CURSO COM PROF MSC SERGIO CASTRO - O ESPORTE NA DEFICIÊNCIA

Congresso Carioca News



Posted: 20 Mar 2013 05:34 PM PDT
Participantes do Congresso Carioca
Faltam pouco mais de 2 meses para a realização do 8º Congresso Carioca de Educação Física! São mais de 30 cursos em diversas áreas de atuação profissional, com os cursos sendo divididos em módulos. Para o ano de 2013, temos uma novidade: além dos módulos Fitness, Água, Escola, Esporte e Gestão, teremos os módulos Fisioterapia e Nutrição, com cursos voltados, também, para profissionais de Educação Física.

Para fazer sua inscrição, você deve escolher até 3 cursos, preencher sua ficha de inscrição e aguardar as instruções para pagamento que serão enviadas por e-mail. Para facilitar sua decisão, esse ano você poderá visualizar os cursos por palestrantepor módulopor horário ou por data.
Outra novidade: nessa 8ª edição teremos cursos com temas especiais e realizados em um único dia (lembre-se que os cursos são realizados em dois dias). Sendo assim, você poderá fazer até 3 cursos: 2 em dois dias (manhã e tarde) e um curso em um único dia. Tome cuidado, apenas, com o conflito de dias entre os cursos. São até 24 horas de atualização em um único final de semana, sem contar com as palestras gratuitas que acontecem no intervalo dos turnos.
E se você tem um artigo pronto para ser publicado, envie-o para nossa sessão científica até o dia 30 de abril. Os trabalhos aceitos serão publicados na Revista Carioca de Educação Física.

Bailarina com Down, Aline quer envelhecer sem parar de dançar


Bailarina com Down, Aline quer envelhecer sem parar de dançar

Pessoas com a síndrome genética ganharam mais 30 anos de vida na última década. Elas vivem mais e de forma produtiva. Especialistas dizem que envelhecimento é o novo desafio

Fernanda Aranda , iG São Paulo 
Na ponta dos pés, a bailarina Aline Fávaro acaba de cruzar a linha dos 30 anos e, ao som de música clássica, soprou as velas do 31º aniversário.
Até uma década atrás, esta era a faixa-etária máxima da expectativa de vida dada às pessoas com síndrome de Down. Hoje, os dados oficiais indicam limite de idade entre 60 e 70 anos, o que impõe novos desafios no atendimento e no acolhimento desta população.
A dança foi uma das ferramentas usadas para mostrar que ela é capaz. Foto: Flávia Alves
1/9
Vestindo tutu, com cabelos presos em coque e maquiagem nos olhos verdes e levemente puxadinhos, Aline já mostrou em palcos brasileiros e internacionais (Espanha, São Paulo, Curitiba, Brasília e Rio de Janeiro são alguns exemplos) a receita de saúde que, segundo o geneticista Zan Mustacchi – um dos maiores pesquisadores da área – foi a mais determinante para ampliar a vida dos 300 mil brasileiros que convivem hoje com a alteração no cromossomo 21, a origem genética da síndrome.
“Óbvio que os avanços da medicina, em especial na área cardíaca, influenciaram no aumento da sobrevivência. Mas a grande revolução foi trazida pela oportunidade conquistada por eles de mostrar os talentos artísticos e outras formas de inserção social” define Mustacchi, que trabalha com as crianças Down há 35 anos e é chefe do Departamento de Genética do Hospital Infantil Darcy Vargas, em São Paulo.
“Não paira mais nenhuma dúvida de que as pessoas com a síndrome são capazes, e mais: devem, ter rotinas produtivas, familiares, amorosas. Isso agrega qualidade de vida, um aspecto fundamental para a boa saúde”, afirma o médico.
Aline dança desde os 8 anos e evoluiu nas coreografias – hoje feitas em sapatilha de ponta como primeira bailarina especial do grupo de dançarinos ‘comuns’ – ao mesmo tempo em que foi alfabetizada.
Os pais, João e Eleide Fávaro, ambos com 67 anos, só conheceram o que era síndrome de Down após o nascimento da primeira filha.
“Nunca tinha ouvido falar antes e confesso que fiquei perdido no início”, lembra João.
“Mas assim que tomei conhecimento do que era esta condição procurei estimular a Aline de todas as formas possíveis. O meu objetivo era que ela nunca perdesse a vontade de correr atrás dos sonhos. Eu sempre fui fã de música sertaneja, mas a minha menina ficou encantada pela melodia clássica. Começou a dançar imitando a Xuxa e virou bailarina profissional. Até na Espanha já foi aplaudida por uma plateia toda em pé.”
Corações em alerta
Enquanto leva a filha três vezes por semana às aulas de balé clássico, João não descuida dos check-ups feitos por Aline. De acordo com o especialista do Hospital Darcy Vargas, metade das pessoas que nascem com Down apresenta problemas cardíacos. Deste grupo de cardiopatas, 50% precisam de alguma intervenção cirúrgica.
“Neste ponto, estão os principais avanços médicos para os pacientes. Hoje, contamos com aparato tecnológico para fazer as operações no momento oportuno, que são os primeiros meses de vida”, explica Zan Mustacchi.
“Há dez anos, não tínhamos este artíficio. Perdíamos o timming ideal da cirurgia e, por conviverem com os malefícios de um coração malformado, as pessoas com Down tinham uma sobrevida muito mais diminuta.”
A bailarina Aline não nasceu com nenhuma complicação cardíaca, mas por garantia, tem os batimentos do coração acompanhados anualmente. Apesar da saúde de ferro e do fôlego de sobra para as piruetas, a alteração genética faz com que ela – assim como todos os outros com a síndrome – tenha estrutura metabólica mais lenta. Isso favorece o ganho de peso e, de quebra, os outros problemas que acompanham a obesidade, como colesterol em descontrole e diabetes .
Por isso, desde sempre, a família Fávaro não descuidou da alimentação. Aline, enxuta aos 31 anos, diz que sempre teve “boca boa” para saladas, legumes e grelhados.
Linguagem universal
Para Sandra Cristina Fonseca Pires, professora da Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa de São Paulo e especializada em Down, além do acompanhamento nutricional desde os primeiros dias de vida, também é importante o acesso à fonoaudiologia.
“Em alguns casos, a estrutura e a elaboração da fala podem ficar comprometidas”, explica.
“Os exercícios fonoaudiológicos são importantes para a comunicação como um todo. Para algumas pessoas com Down, nem sempre é possível ter a fala sem comprometimento. A fono ajuda a elaborar todas as formas de linguagem, inclusive a corporal, mecanismos importantes para a comunicação”, diz ela, ressaltando que mesmo quando não há fala, não significa que não há compreensão do que é dito.
Novos desafios
Sandra avalia que uma comunicação bem trabalhada contribui para as pessoas com Down desfrutarem plenamente da expectativa de vida conquistada. Para ela, viver mais foi um ganho e impôs novos desafios aos médicos que cuidam da área.
“Apesar do déficit cognitivo – em maior ou menor grau – que existe na síndrome de Down, o maior avanço que tivemos foi ter descoberto que eles são muito mais capazes do que acreditávamos no início”, diz a especialista.
“O maior desafio é continuar apostando neles. Por isso, também é preciso criar estruturas de atendimentos para acolher o adulto com a síndrome e compreender todos os aspectos que envolvem o envelhecimento desta população. O adulto com síndrome é muito novo para gente”.
Aline já decidiu: quer envelhecer dançando. Ficou toda feliz que seu colega de teatro, Ariel Goldenberg, 31 anos, arrasou como um dos protagonistas de Colegas, filme brasileiro premiado que conta com outros dois atores com Down no elenco . Mas ela é tímida demais para investir na carreira de atriz.
“Prefiro falar com a ponta dos pés”, diz.
    Leia tudo sobre: síndrome de down • envelhecimento • expectativa de vida • saúde

    NOVIDADES 15 MAR 2013

    NOVIDADES

    Puccinelli sanciona Lei que proíbe portadores de deficiência de realizar
    concurso para Delegado (Nota: quem falou mesmo em inclusão??)
    http://www.midiamax.com/noticias/841703-puccinelli+sanciona+lei+proibe+porta
    dores+deficiencia+realizar+concurso+para+delegado.html

    Ser albino é ser humano
    http://www.educacaoadventista.org.br/educadores/educacao-especial/1061/ser-a
    lbino-e-ser-humano.html

    40% das mulheres com deficiência já sofreu violência doméstica
    http://www.tribunahoje.com/noticia/57880/cidades/2013/03/15/40-das-mulheres-
    com-deficiencia-ja-sofreu-violencia-domestica.html

    Pesquisadores lançam revista sobre autismo. 
    http://agencia.fapesp.br/16957

    As células-tronco, novas armas terapêuticas contra as doenças genéticas. 
    http://agencia.fapesp.br/16960

    Cientistas vão testar fármaco para "reverter" autismo
    <http://boasnoticias.clix.pt/noticias_Cientistas-v%C3%A3o-testar-f%C3%A1rmac
    o-para-reverter-autismo_14921.html>

    Cérebro dos neandertais tinha menos espaço para relações sociais
    http://noticias.terra.com.br/ciencia/pesquisa/cerebro-dos-neandertais-tinha-
    menos-espaco-para-relacoes-sociais,c007b4471116d310VgnVCM5000009ccceb0aRCRD.
    html

    Cientistas descobrem como o sono fixa a memória no cérebro
    http://hypescience.com/cientistas-descobrem-como-o-sono-fixa-a-memoria-no-ce
    rebro/

    Aprovada Lei de Diagnóstico Precoce de Autismo na Cidade do Rio ...
    http://blog.messina.com.br/2013/03/07/aprovada-lei-de-diagnostico-precoce-de
    -autismo-na-cidade-do-rio-de-janeiro/

    Parque Tecnológico Itaipu recebe Centro de Referência em Tecnologias Sociais
    http://envolverde.com.br/noticias/parque-tecnologico-itaipu-recebe-centro-de
    -referencia-em-tecnologias-sociais/

    EVENTOS

    Reunião da Câmara Paulista de Inclusão no Mercado de Trabalho. 
    A reunião será realizada no dia 02.04 das 10h às 13h, na sede da Delegacia
    Regional do Trabalho em São Paulo, situada à Rua Martins Fontes, 109 -
    Centro - São Paulo. Telefone (11) 3150-8106. 

    3º Simpósio Internacional da Síndrome de Down
    Sede da Secretaria de Estado dos Direitos da Pessoa com Deficiência Av. Auro
    Soares de Moura Andrade, 564 - portão 10 - antigo bloco Parlatino - Barra
    Funda 21 a 23 de Março de 2013
    http://www.meetingeventos.com.br/siteV3/downiii/menu/menu.aspx?language=pt-B
    R

    IV FÓRUM DE TECNOLOGIA ASSISTIVA, ACESIBILIDADE E INCLUSAO DA PESSOA COM
    DEFICIÊNCIA 08, 09 e 10 de Maio Inscrições Abertas para trabalhos
    científicos! http://www.forumdetecnologiaassistiva.com.br

    LEIS e JURISPRUDÊNCIA

    EM OUTRAS LÍNGUAS

    ¿QUÉ ESTÁ SUCEDIENDO CON LOS NIÑOS, NIÑAS Y ADOLESCENTES CON DISCAPACIDAD EN
    LA EDUCACIÓN PRIVADA EN COLOMBIA? 
    http://www.agenciapandi.org/que-esta-sucediendo-con-los-ninos-ninas-y-adoles
    centes-con-discapacidad-en-la-educacion-privada-en-colombia/

    Screening for breathing problems that affect children with Down syndrome
    while they sleep
    http://medicalxpress.com/news/2013-03-screening-problems-affect-children-syn
    drome.html

    Tokyo District Court to rule if woman with Down syndrome can vote
    http://japandailypress.com/tokyo-district-court-to-rule-if-woman-with-down-s
    yndrome-can-vote-1425148

    Celebrate World Down Syndrome Day
    http://www.morningstarpublishing.com/articles/2013/03/11/grand_traverse_insi
    der/opinion/doc513e15392e4da431544635.txt

    Down’s syndrome day in Oman
    http://gulfnews.com/news/gulf/oman/down-s-syndrome-day-in-oman-1.1156608

    Sharjah to organise conference on Down Syndrome
    http://www.khaleejtimes.com/nation/inside.asp?xfile=/data/nationhealth/2013/
    March/nationhealth_March19.xml&section=nationhealth

    School banishes the 'dis' in disability
    http://www.kxan.com/dpp/news/local/austin/school-banishes-the-dis-in-disabil
    ity

    Census: Income Gap Marked For Workers With Disabilities
    http://www.disabilityscoop.com/2013/03/15/census-income-disabilities/17504/

    Colaboradores : Ana Cláudia Correa (RJ), Eugênia Maria (SP), Fábio Adiron
    (SP), Marta Gil (SP),Rita Mendonça (AL),Sandra Tavares (CE), Valéria Llacer
    (RJ).

    Se você não está em nenhuma lista que recebe as Novidades do Dia e outras
    notícias sobre Inclusão e Deficiência , inscreva-se através do site :
    http://br.groups.yahoo.com/group/novidadesdodia/

    O seu site é acessível ?
    Cheque aqui : http://www.acessibilidadelegal.com