quarta-feira, 4 de abril de 2012

São José ganha 1ª academia adaptada para portadores de deficiência do Paraná

São José ganha 1ª academia adaptada para portadores de deficiência do Paraná






Prefeitura inaugura primeira academia adaptada para portadores de deficiência do Paraná Fotos: Sérgio Sabino



Foi lançada nesta quarta-feira, dia 17, a primeira academia pública para portadores de deficiência do Paraná. O espaço foi montado no Centro de Esporte e Lazer Ney Braga, no centro da cidade de São José dos Pinhais. No local estão em funcionamento oito aparelhos com adaptações. Além da academia, a Prefeitura também revitalizou outras estruturas do Ney Braga, oferecendo à comunidade Academia da Terceira Idade, o novo veículo do projeto “Ônibus do Lazer”, duas novas salas multiuso, playground e arena de vôlei de praia.





“Essa é a nossa forma de fazer gestão. Não falamos de projetos, nós inauguramos obras que vão mudar a vida dos são-joseenses. Esperamos que todas essas estruturas que sejam muito bem utilizadas pelos que freqüentam o local e que signifique mais um avanço inédito para os portadores de deficiência da nossa cidade”, afirmou o prefeito Ivan Rodrigues.





Prefeito Ivan discursa na inauguração da revitalização do Ney Braga.



O município investiu cerca de R$ 387 mil na reforma e ampliação do Ney Braga. De acordo com o secretário de Esporte e Lazer da cidade, Cláudio Padilha, as novas estruturas significam demandas da população atendidas. “Este é apenas o começo do que pretendemos fazer nesta gestão. Vamos levar para a população de toda a cidade a possibilidade da prática do esporte e lazer”, disse.



O secretário de Saúde, Armando Raggio, ressaltou as parcerias entre as secretarias municipais que estão rendendo bons resultados. “Integrando tudo vamos ser mais saudáveis. Saúde, esporte, educação aliadas trazem muito benefícios para o cidadão”, exemplificou.





O presidente da Associação dos Deficientes de São José aprovou a inauguração da nova academia.



Para Vilson Marques da Silva, presidente da Associação dos Deficientes Físicos de São José, a academia adaptada vai trazer um novo ânimo e incentivo para os portadores de deficiência. “São José já é uma referência na educação especial e no esporte paraolímpico. Essa inauguração vai melhorar a estrutura da cidade ainda mais para nós, ajudando na prática de exercícios, no desenvolvimento físico de cada um”, opina.



Peterson Souza da Cruz é para-atleta de São José na modalidade tiro esportivo. Segundo ele, a academia vai ser útil para seus treinamentos de fortalecimento de braços.





Peterson testa a nova academia adaptada.



DEMAIS ESTRUTURAS – A Academia da Terceira Idade que também foi inaugurada nesta quarta no Ney Braga é a 5ª do município de São José. Já o ônibus de lazer também exposto na solenidade é um veículo com estrutura para levar a todos os bairros da cidade atividades recreativas. Ele é o segundo veículo do projeto e vai descentralizar ainda mais o acesso ao esporte.



As duas salas multi-usos construídas no centro de esportes irão atender demandas da população e de atletas que recebem incentivo da Prefeitura. Uma será utilizada por esportistas para treinarem musculação com o objetivo de melhorarem seu condicionamento físico e a outra terá uma programação com aulas de ginástica e dança.



E ainda a arena de vôlei de praia que já está em funcionamento desde 2009 para receber eventos importantes como a etapa do Circuito Estadual Banco do Brasil de Vôlei.





Novo veículo do projeto "Ônibus do Lazer" que leva atividades recreativas para os bairros.

Nenhum comentário: