domingo, 4 de dezembro de 2011

Educação Física é Saúde | Colégio Equipe Grau

Educação Física é Saúde Colégio Equipe Grau

Preocupados com o sedentarismo dos alunos, que leva à obesidade e, consequentemente, a uma série de outras doenças, professores de Educação Física do Colégio Equipe Grau (Unidade Nilópolis) realizaram no dia 2 de julho o projeto “Educação Física é Saúde”. Em parceria com a Polícia Militar do Estado do Rio de Janeiro e algumas academias do município, a escola realizou uma série de atividades esportivas com os alunos como handbol, voleibol, basquetebol, badminton, entre outros. Além da prática esportiva, a escola levou para a quadra histórias de vida que são pura superação, ensinando pais e alunos a enxergarem o mundo de maneira diferente.


Jogadores da Seleção Brasileira Paraolímpica foram os primeiros a entrar em quadra e deram um show no handbol e basquetebol. São policiais e fazem parte do projeto “Renascer, servir e proteger” que visa melhorar a qualidade de vida dos policiais militares portadores de necessidades especiais. Eles já tiveram uma vida normal e ficaram paraplégicos em combate, como no caso de Jonas Licurgo, 41 anos, há dez cadeirante. “Eu tomei um tiro no final de 2000, passei dois anos em processo de reabilitação, depois comecei a praticar esportes; comecei com o basquete, depois atletismo, arremesso de dardos, natação… e daí não parei mais. Vou disputar o circuito Caixa Brasileiro, esse circuito define quem vai jogar no Mundial Panamericano e Olimpíadas. Quero dizer a essa garotada que nada está perdido, independente do que possa acontecer. Jamais deixem dizer que não são capazes. Nós somos a maior prova de que tudo é possível!”, destacou Jonas.

Impressionados, alunos do 8º ano, que pesquisaram sobre o esporte incluso (basquetebol e basquete de cadeirante) disseram que apesar das dificuldades, cada um ali tem uma história de reação, superação, ataque… na vida, assim como no esporte.

Muito emocionada com a apresentação feita por crianças especiais, Maria Luisa Vianna Cabral comentou: “Não sabia se tirava a fotografia ou se chorava. Foi muito lindo e também muito importante para os alunos e pais, porque infelizmente ainda vemos pais que se acham e discriminam essas crianças. Só tem filhos especiais, aqueles pais que são especiais”, declarou Maria Luisa, mãe de Sarah Vianna, da Turma 602.

Participaram do evento o Tenente Coronel da PM, Aurélio Lopes, comandante do Centro de Educação Física da PMERJ; Professores do Centro de Atividades Físicas e Natação Gotinhas; alunos e professores da Academia Valéria Brito e Instituto de Dança Priscila Ferraz; além do corpo docente da escola: professoras Therezinha de Fátima, Djane Noronha e Keila Ferreira; professores Eduardo Marra e Damião Júnior; Elisabeth Sales, orientadora educacional; Luiz Carlos Hipólito, supervisor administrativo e Marly Lopes, diretora.



Nenhum comentário: