sábado, 2 de abril de 2011

Uma voz para o autismo: ILS

Uma voz para o autismo: ILS

Dr. Alfred Tomatis


Médico e especialista em Oto-Rhino-otorrinolaringologia (ouvido, nariz e garganta), Dr. Tomatis foi o primeiro pesquisador a descobrir a importância dos sons de alta freqüência para promover o estado de alerta, atenção e criatividade. Ele também foi o primeiro a reconhecer a importância de um ouvido dominante, o ouvido direito, que controla da linguagem e musicalidade.

Ele foi o primeiro a perceber a relação cibernética entre o ouvido e a voz, hoje conhecida como o Efeito de Tomatis; e a relação entre o ouvido e o corpo, guiou diretamente para o uso de música e som no tratamento de muitas disordem da fala. Sua pesquisa, posteriormente, serviu de base para aprofundar a investigação de problemas médicos, psicológicos, educacionais e de atenção, tais como depressão dislexia, e ansiedade e Déficit de Atenção.

Um dos primeiros resultados da pesquisa do Dr. Tomatis foi a descoberta que já existe a audição na vida intra-uterina.

A existência da audição no útero estabelece as primeiras relações entre mãe e filho, tão importante para o desenvolvimento da linguagem, conexão entre mãe e filho e conexão emocional. A voz da mãe, literalmente, alimenta e nutre a criança, bem como estimula o crescimento do cérebro.

Tomatis foi um dos primeiros a ressaltar os efeitos perigosos que infecções no ouvido poderiam ter sobre o desenvolvimento do sistema auditivo em crianças. Estas infecções crônicas resultam no atraso do desenvolvimento da linguagem e compromete o aprendizado da leitura, ortografia e outros problemas de aprendizagem na escola.


As Leis de Tomatis:
Primeira: A voz só contém aquilo que o ouvido pode ouvir.

Segunda: Se estimularmos o ouvido danificado com as frequencias perdidas ou comprometidas de forma correta, estas frequencias são imediatamente restauradas no ouvido e consequentemente devolvidas à voz.


Terceira: Suficiente estimulação auditiva proporcionará uma melhoria duradoura da capacidade de ouvir e consequentemente uma melhor reprodução do som.



Princípios Fundamentais do Dr. Alfred Tomatis




O ouvido é um transdutor que converte as propriedades físicas do som e vibração em propriedades elétricas. Portanto, o ouvido é como uma bateria para o cérebro que carrega o córtex com energia, particularmente através de altas freqüências. O sistema vestibular estimulado pela condução óssea e pelas baixas freqüências, "dinamiza" o corpo com profundas alterações no tônus muscular, na coordenação e no equilíbrio.

O som é um nutriente. O cérebro precisa deste nutriente e de estimulação cortical para o funcionamento optimizado da mesma forma que necessita de oxigênio e glicose para seu metabolismo. Ele descobriu que os sons de alta freqüência têm um efeito nutritivo e energizante sobre o sistema nervoso.


Dr. Tomatis estabeleceu uma distinção entre ouvir e escutar. Ouvir (hearing) é primariamente fisiológico e anatômico; é um processo passivo. É simplesmente a capacidade do ouvido para ouvir os sons de entrada em um patamar normal. Escutar (listening), porém, é um processo ativo que é sobretudo psicológico que requer motivação, desejo e intenção de absorver, processar e responder às informações.
Escutar também envolve a capacidade de ignorar as distrações e sons irrelevantes, Escutar é uma atividade de foco.

Ele descobriu a relação cibernética entre o ouvido e a voz. Através desta relação, ele reconhece que as mudanças no ouvido seriam refletidas na voz, não importa se estamos cantando ou falando.
A capacidade de ouvir de uma pessoa afeta não só a comunicação, mas também o nível de alerta mental, criatividade, memória, concentração e socialização.

Suas teorias são profundamente usadas na área de comunicação, psicologia, fala e linguagem, música, integração de linguagem.

A audição já está presente antes do nascimento. O ouvido está desenvolvido aos quatro meses e meio de vida intra-uterina, onde o feto escuta a voz da mãe. Assim, as bases neurológicas da linguagem são impressas no útero.

Nenhum comentário: