domingo, 3 de abril de 2011

Olimpede - Olimpíada da Pessoa com Necessidades Especiais

PortalVR.com - Olimpede
Mais de 10 mil pessoas de 46 cidades, além de 110 associações e de quatro estados (Rio de Janeiro, São Paulo, Minas Gerais e Espírito Santos) participaram no último dia 17 de setembro da Olimpede Nacional de Volta Redonda/2010.



OLIMPEDE 2010 - Volta Redonda - do dia 17/09/2010 a 20/09/2010 - Ilha de São João

ALBUM DA ACADEF :



A Olimpede tem como objetivo favorecer o desenvolvimento integral das pessoas com deficiências, proporcionando o intercâmbio técnico e a integração de diversas instituições através da prática esportiva adaptada.

O evento é um importante momento do esporte adaptado em Volta Redonda e na região, voltado para uma política de inclusão e democratização do esporte.

Todas as entidades inscritas terão, como nas últimas edições, hospedagem em hotéis da cidade, além de alimentação, transporte, segurança e o apoio de uma equipe de profissionais envolvidos na realização do evento.

“Eventos como este contribuem não só como um instrumento de cidadania, mas também para mostrar talentos que mesmo convivendo com algum tipo de deficiência mostram que, quando se tem amor pelo que se faz, tudo é possível”, lembrou o secretário municipal de Esportes, Daniel Carvalho de Castro.


Confira a programação completa da Olimpede 2010:

Amanhã:

8h30min – Provas de natação no Parque Aquático da Ilha São João


12 horas - Almoço


14 horas - Concentração das delegações para a cerimônia de Abertura no Ginásio da Ilha São João


15 horas - Cerimônia de abertura, desfile das delegações, execução do Hino Nacional pela Banda Municipal, entrada da Tocha Olímpica, Juramento do Atleta e abertura oficial da Olimpede

Sábado (18)

8 horas - Provas de atletismo na pista próxima ao mini-estádio de grama sintética. Caminhada de 25 metros (masculino e feminino), corrida de 50 metros (masculino e feminino), corrida de 100 metros, masculino e feminino, Tênis de Mesa (Deficientes Físicos), no Pavilhão, Xadrez (deficientes auditivos) e jogos de salão para deficientes visuais no Pavilhão.

12 horas - Almoço

14 horas - Atletismo (Deficiência Motora), pista próxima ao mini-estádio;

Salto em distância sem corrida (masculino e feminino), Arremesso de peso (masculino e feminino), lançamento de pelota (masculino e feminino) - Ginásio da Vila São Geraldo (categoria A-2) e Ginásio Santo Agostinho (categoria B);

Jogos de Salão (Deficientes Físicos - masculino e feminino) – Xadrez, Dama - Pavilhão da Ilha São João;

Cabo de Guerra - Quadras de Areia da Ilha São João


Domingo (19)

8 horas - Atletismo para deficientes visuais; Caminhada 25 metros (masculino e feminino), Corrida de 100 metros (masculino e feminino), Salto em Distância (masculino e feminino), Arremesso de peso (masculino e feminino), Lançamento de Pelota (masculino e feminino), Corrida de Cadeira de Rodas distancia 25 metros (masculino e feminino) - Pista próxima ao mini-estádio da Ilha São João

Provas de habilidade (deficiência motora); Tênis de Mesa - Pavilhão da Ilha São João;

12 horas – Almoço;

14 horas – Jogos de Futsal (sujeito a modificações) - Ginásios da São Geraldo e Santo Agostinho; Provas de atletismo para deficientes auditivos; Corrida de 100 metros; Salto em Distância; Arremesso de Peso e Lançamento de Pelota (masculino e feminino) - pista próximo ao mini-estádio da Ilha São João

Arremesso à cesta para deficientes Físicos - Pavilhão da Ilha São João

Cabo de Guerra para pessoa com deficiência motora - Quadra de Areia da Ilha São João

Segunda-feira (20)

8 horas – Vôlei Especial para pessoas com deficiência motora - Quadras externas da Ilha São João

Futebol Society para pessoas com deficiência motora - Mini-Estádio da Ilha São João

Provas de habilidade para deficientes auditivos – Pavilhão da Ilha São João

12 horas - Almoço

14 horas - Continuação do Futebol Society e cerimônia de encerramento da Olimpede


OLIMPEDE ganha nota máxima

A realização pela prefeitura de Volta Redonda da Olímpiada para Pessoas Portadoras de Deficiência, ocorrida nos dias 16, 17 e 18 de setembro na Ilha São João e Recreio do Trabalhador, com a participação de 31 cidades do estado, representadas por 77 entidades, ganhou nota máxima do Governo Federal. A avaliação foi feita pelo Ministério dos Esportes, que vem investindo no evento, numa parceria com o governo municipal. Há 5 anos que o governo federal está apoiando financeiramente com recursos públicos, a Olimpede no município.
O maior evento esportivo do estado do Rio para pessoas especiais, mobilizou durante os três dias da competição, cerca de 2.500 atletas nas diversas provas esportivas. O evento que ganhou força a partir de 1998, bateu o seu próprio recorde do ano passado, quando 2.442 atletas representados em 69 entidades estiveram presentes à competição. Abaixo, a publicação do documento na íntegra, destacando a importância desta integração oferecida pelos jogos anualmente na cidade.

Olimpede ganha Nota 1000

O município de Volta Redonda/RJ é modelo na organização de eventos para pessoas portadoras de deficiência. Não é a toa que o Governo Federal, por intermédio do Ministério do Esporte, vem há 5 anos apoiando financeiramente a realização da OLIMPEDE.
Nós, do Ministério, escolhemos os principais eventos voltados para essa clientela, para que, com o nosso apoio, não deixem de ser realizados, pois começam a se esforçar para tentar fazer a sua própria Olimpíada, como agora está acontecendo com as Cidades que se fizeram representar no município.
Desde o governo do ex-prefeito Antônio Francisco Neto, que tinha como Secretário Municipal de Esporte e Lazer o desportista Deley, que idealizaram a competição, vem aumentando o número de participantes e de entidades. É possível que, em um futuro próximo, o evento passe a ser realizado entre os Estados da região ou até tornar-se um evento Nacional, o que vem ao encontro do compromisso do atual Prefeito, Sr. Gothardo Neto, que é CONTINUAR E AVANÇAR. No nosso entender compromisso cumprido, pois além de continuar a realizar o evento, o governo municipal está avançando para uma proposta de ampliação da OLIMPEDE.
Nossa afirmação decorre ao interesse das autoridades locais: Prefeito, Secretário e Parlamentar que faz a captação dos recursos financeiros para o Município, em Brasília, que é o Deputado Federal Deley
Os organizadores costumam dizer que este é o maior evento esportivo para portadores de deficiência. Eu acrescentaria que também é o mais bonito.
Cremos que será um evento que se perpetuará, não só na memória dos portadores de deficiência, como na dos munícipes desta Cidade, visto que é um dos poucos eventos que participam crianças a partir de 07 anos de idade, até pessoas de 70 anos, por conta da gama de modalidades e atividades que são oferecidos.
Há de se destacar que o objetivo desses jogos não está centrado na busca do campeão, do melhor ou do vencedor. A ênfase está na oportunização de todos poderem participar independente de sua aptidão física ou capacidade técnica. Esse evento, sem dúvida, é diferente desde sua concepção em virtude de possibilitar uma verdadeira integração entre participantes, equipes e familiares.
Pelo que pude presenciar, o foco principal dos jogos está na sua integração, na socialização e na participação integrada de todos.
Quanto à organização, de forma descentralizada, com as diversas coordenações, foi um show à parte, visto que possibilitou à coordenação – geral Ter controle do todo, sem precisar estar controlando “in loco”.
Visitei cada setor: Hospedagem( em hotéis, diga se de passagem), Alimentação ( em quantidade e com qualidade) e o Transporte ( abundante, pontual e de qualidade).
Os uniformes, realmente, deram (ao pé da letra) o colorido da festa uma vez que cada área de deficiência ( a pedido da própria clientela) teve uma cor diferenciada, o que facilitou a localização e a identificação dos participantes. Os serviços de água e lanche também tiveram seu destaque.
A minha avaliação, que apresentarei no Ministério do Esporte sobre o evento será a mais alta e se coubesse uma nota maior que dez, eu daria 1.000, porque realmente esta foi a OLIMPEDE nota 1.000.
Para finalizar, agradecendo, em especial, a acolhida que me foi dispensada, deixo os meus parabéns para a Secretaria Municipal de Esporte e Lazer, Sra. Rosemari Machado Vilela, extensivos a toda a sua excepcional e laboriosa Equipe, que fez deste evento o maior e mais bonito evento para portadores de deficiência do estado e região.

Rivaldo Araújo da Silva
Coordenador Geral de Esporte Paraatletas de Alto Rendimento do Ministério do Esporte



Nenhum comentário: