sábado, 2 de abril de 2011

Marcia Lins, Secretária Estadual de Esporte e Lazer do RJ é eleita presidente do Fórum Nacional de Secretários e Gestores de Esporte SUDERJ

SUDERJ


Marcia Lins é eleita presidente do Fórum Nacional de Secretários e Gestores de Esporte
29/03/2011 - 17h44
A Secretária Estadual de Esporte e Lazer do Rio de Janeiro, Marcia Lins, assumiu hoje, dia 29 de março, em Brasília, a presidência do Fórum Nacional dos Secretários e Gestores Estaduais de Esporte e Lazer. O Ministro do Esporte, Orlando Silva, aprovou a indicação da representante do Rio de Janeiro, que foi eleita por unanimidade pelos 22 secretários presentes ao fórum.

Segundo o Ministro, o fórum tem dado grandes passos desde 2002, quando foi organizado, mas muitos outros passos precisam ser dados para que se consolide como um espaço representativo da população.

- O que temos hoje, já é revelação de uma nova fase. O esporte vive uma fase nova no país. Em 10 anos teremos no Brasil os principais eventos de grande rendimento, isso sem falar das olimpíadas escolares. Temos que pensar no esporte como produção de saúde e desenvolvimento da educação e cidadania. E ter a percepção de que o esporte também agrega desenvolvimento pela geração de oportunidades de empregos -, afirmou Orlando Silva, completando que o Ministério do Esporte será um parceiro permanente na rede de gestores que é o Fórum.

A Secretária Marcia Lins afirmou que o Rio de Janeiro tem uma responsabilidade com o calendário do esporte para os próximos anos e, ao mesmo tempo, com o Brasil para o desenvolvimento de uma política de esporte a longo prazo.

- O fórum tem representação nacional e ganha força política para representar o que de mais forte existe no esporte. Vamos abraçar os desafios de todo o Brasil e dividir experiências e, ao mesmo tempo aproveitar o que cada um tem de melhor. Com isso, vamos consolidar uma política pública e de organização através de discussões sobre como vamos aproveitar esse momento.

O Ministro Orlando Silva disse que caberá ao fórum o papel central para que não façamos de 2016 um esforço que se restrinja somente ao Rio de Janeiro.

-Temos que aproveitar este processo para dotar o país inteiro de melhor infraestrutrura esportiva, melhores equipamentos e programas sociais esportivos mais fortes e existe uma disposição do governo federal para isso – conclui o Ministro Orlando Silva.

Também foram eleitos os cinco vice-presidentes, representantes das regiões Sul, Kalil Sehb, Secretário de Esporte do Rio Grande do Sul; Sudeste, Jorge Pagura, de São Paulo; Norte, Olynto Garcia, de Tocantins; Nordeste, Fabio Luciano da Paraíba e Centro Oeste, Célio René do Distrito Federal.

Nenhum comentário: