sábado, 2 de abril de 2011

Como explicar autismo para crianças

Uma voz para o autismo: dia mundial do autismo; diversidade; como explicar autismo para crianças

Informações gerais sobre autismo – sentir na pele

Recomendado para crianças de 1º ao 9º ano.


O objetivo desta atividade é experenciar como uma pessoa com autismo pode perceber o mundo.


Materiais:
Blusa de manga comprida com velcro pelo lado de dentro. Cole a parte áspera do velcro.
Sapatos de número grande.
Óculos com vaselina (ou qualquer creme) nas lenntes.
Grupo de pelo menos 3 crianças.


Atividade:


Tato: para experienciar como uma pessoa com autismo pode sentir seu corpo, peça que um aluno vista a blusa com velcro e leia um texto de média dificuldade.

Peça que ele leia o mesmo texto, agora sem a blusa e comente a diferença que sentiu na concentração nas duas situações.

Faça o mesmo com outros alunos.

Explique, então, que algumas pessoas com autismo, sentem que a roupa incomoda, por mais macia que possa ser para nós, e sua concentração está sendo constantemente bombardeada por essa experiência táctil desagradável.

Peça aos alunos para refletirem como seria viver assim.


Visão: para experienciar como uma pessoa com autismo pode enxergar, peça que um aluno coloque os óculos com vaselina nas lentes e circule pela sala de aula, depois que ele copie um texto da lousa.

Faça o mesmo com outros alunos.

Explique, então, que algumas pessoas com autismo, enxergam desta maneira ou de outras também distorcidas, que algumas pessoas ficam com a visão aida mais perturbada quando expostos a luz do Sol ou lâmpadas fluorescentes (que estão em vários estabelecimentos comerciais).

Peça aos alunos para refletirem como seria viver assim.


Audição: para experienciar como uma pessoa com autismo pode ouvir, divida os alunos em grupo de três e peça que um seja o contador de história, outro o ouvinte e o terceiro o distrúrbio auditivo.

O contador conta uma história simples enquanto o distúrbio faz sons diversos no ouvido do ouvinte, faça a atividade por 3 minutos.

Depois peça que o ouvinte reconte a história.

Explique, então, que algumas pessoas com autismo, ouvem mais sons que nós porque o cérebro deles não consegue anular ruídos como o nosso.

Peça que tanto o ouvinte fale de sua experiência, tanto o contador da história.

Peça aos alunos para refletirem como seria viver assim.

Perguntas a fazer para a classe:
Você já sentiu que ninguém entende o que vocês querem comunicar?
Você já se sentiu ignorado?
Como você se sentiria se você não tivesse amigos?
Como você poderia fazer um colega se sentir bem?

Informações gerais sobre autismo - livreto

Recomendado para crianças de pré-escola ao 5º ano.



O objetivo desta atividade é explicar como

uma pessoa com autismo pode perceber o mundo.


Materiais: Livreto para colorir
https://docs.google.com/viewer?a=v&pid=explorer&chrome=true&srcid=1IKOio6e82vb7T7s9CHICl-xlh0OrweB0MO0UxBH8Z6_LsktsCLmoalBUjdII&hl=pt_BR

Livreto:A primeira metade do livreto explica como todos somos semelhantes. A segunda metade concentra-se em indivíduos com autismo e como eles processam informações, comunicam-se e expressam emoções.


Você pode utilizar somente uma parte do folheto para sua classe. Se desejar, os alunos podem colorir as figuras do folheto.


Atividade: Leia com a classe o livreto e inicie uma discussão em classe.


Perguntas a fazer para a classe:
Você já ficou zangado ou frustrado? O que você faz quando você está irritado ou frustrado?
Há algum barulho ou alimento que te incomoda?
Como você se sentiria se você não tivesse amigos?
Como você poderia fazer um colega se sentir bem?

Abra a discussão de como nos sentimos frente às frustrações e peça ideias à classe do que poderia ser feito para aliviar estas frustrações. Você pode montar um painel com as ideias dos alunos.

Nenhum comentário: