sexta-feira, 19 de novembro de 2010

Você É a diferença



Estava zapeando por aí até que ouvi trecho de uma entrevista sobre aperfeiçoamento pessoal. Não sei ao certo se assim se chama a técnica, mas entendo que essa é a melhor definição para o que fora explicado. O entrevistado é um conhecido autor de livros de auto-ajuda e palestrante conceituado em grandes empresas, mas não faço a mínima idéia de quem seja.


Estava na iminência de seguir adelante, quando o tutor de empreendedores ávidos pela resposta à pergunta “Como ter sucesso em tudo na vida?” deixou escapar a seguinte pergunta:


“Você sabe o que é talento?”


Era um Quiz sem múltipla escolha e eu, telespectadora, tive alguns poucos segundos para responder.

De imediato, vieram à minha mente pessoas talentosas de diversos segmentos da sociedade, mas, naquele momento desprevenido, talento não se traduzia em palavras. Simplesmente não as tinha. Até que a resposta veio:


“ Talento é algo natural, inato do indivíduo. É aquilo que se faz sem nenhum sacrifício”.


A informação foi rápida e de fácil absorção, mas não esvanece. Fica. Incomoda. Até que você decida refletir se é ou não um ser talentoso. Diante de tantas possibilidades que o mundo nos oferece para sermos maiores e melhores a cada hora que passa você se pergunta:


“O que faço de forma tão natural e que não exija nenhum, ou pouco sacrifício e, ainda sim, tenha um resultado mais que satisfatório? Que seja exclusivo e tenha minha marca registrada? “


Alguns minutos mais tarde, pergunto: Será que temos tempo e espaço para exercitarmos ‘nós mesmos’? Somos o que realmente somos ou destacamos as nossas supostas “imperfeições” - que poderiam ser, quem sabe, talento, aquela marquinha original e exclusiva - para assim substituí-las por supostas “perfeições” ditadas e estabelecidas pelo sistema no qual que aceitamos nos inserir?


Uma vez substituídas, temos agora as “perfeições” que nos adéquam e nos tornam iguais, quase-modelos de um ser fabricado em série na voraz indústria da sociedade. O que me remete ao tema desta postagem: você sabe o que é talento?


Talvez, seja tudo aquilo que negamos em nós mesmos e que tanto desejamos eliminar de nossas vidas, afinal, talvez, o nosso talento esteja em discordância com um determinado universo nào tão livremente escolhido por nós e que, definitivamente, não conspira a nosso favor.


Então, faça assim: exercite o talento seu de cada dia sem medo de ser diferente. Ouse e revele a sua marquinha registrada.

Nenhum comentário: