sábado, 6 de novembro de 2010

Suíça tem carências de professores de escola primária e ginasial - swissinfo

Suíça tem carências de professores de escola primária e ginasial - swissinfo

Suíça precisa de mais professores

Por Juliana Leal, swissinfo.ch


A ameaça de escassez de educadores na Suíça tem assustado a Federação de Professores (LCH). Cada vez há mais alunos inscritos e menos instrutores atuando.

E as perspectivas não são lá animadoras, segundo previsão da LCH, cerca de um terço dos 100 mil professores empregados em escolas públicas no país vai se aposentar nos próximos 15 anos.


A alta demanda por profissionais de educação é devida as classes heterogêneas, ao aumento de pais que trabalham fora e aos encargos administrativos que subiram muito.

Em alguns Cantões, os assistentes de classe são a alternativa para o problema. Professores de tempo parcial, profissionais de áres afins e até mesmo leigos em pedagogia estão ajudando a suprir a falta de educadores.

Como a pluralidade cultural é uma característica marcante na Suíça, os trabalhadores da área de educação estrangeiros são muito bem-vindos. Cidadãos não europeus podem cursar a Universidade de Ciências Aplicadas do Noroeste da Suíça (UFHW), uma das mais procuradas neste campo de ensino. Só que isso depende da educação que eles tiveram antes.

Nenhum comentário: