terça-feira, 2 de novembro de 2010

Quase Metade dos Coordenadores Pedagógicos não Conhece o Ideb de Suas Escolas



Quase a metade (47%) da coordenação pedagógica da rede pública brasileira 
não sabe dizer o Ideb (Índice de Desenvolvimento da Educação Básica) de 
sua escola. A informação foi revelada por uma pesquisa que busca traçar 
o perfil de coordenadores pedagógicos brasileiros e suas relações com a
educação, encomendada ao Ibope Inteligência pela Fundação Victor
Civita. Quanto à percepção dos coordenadores pedagógicos sobre a
educação brasileira, a pesquisa aponta que 51% deles consideram
 que o ensino no país é regular e 75% acham que todas as escolas
têm que ter a mesma base para o currículo. Em relação à carreira dos
 coordenadores, o estudo conclui que são, na maioria, profissionais
 experientes, mas não estão há muito tempo na escola atual. Em média,
 os entrevistados trabalham há 6,9 anos no cargo, sendo que 28%
deles têm mais de dez anos de experiência como coordenador pedagógico,
27% têm de dois a cinco anos e 24%, de cinco a dez anos. Quase a metade
desses profissionais está há dois anos ou menos na coordenação da escola 
atual. Segundo a pesquisa, 16% dos consultados tinham menos de seis meses
 na coordenação da unidade. Apenas 24% têm mais de cinco anos de 
casa. O levantamento sobre a formação dos coordenadores pedagógicos 
mostrou que 70% deles possuem pós graduação -quase todos latu 
sensu e consideram que seu curso universitário não os preparou para
o cargo e, por isso, têm que fazer cursos específicos. No entanto, 96% 
deles avaliaram a qualidade de sua graduação universitária como boa ou 
excelente. A pesquisa foi realizada com 400 coordenadores pedagógicos, 
em 12 capitais e no Distrito Federal (Manaus, Belém, São Luís, Natal,
 Recife, Salvador, Brasília, Goiânia, Belo Horizonte, Rio de Janeiro, São
 Paulo, Curitiba e Porto Alegre). Eles coordenam escolas com 1,1 mil 
alunos, em média. Mais da metade (56%) dos entrevistados trabalha nos 
três turnos de aulas (manhã, tarde e noite). As mulheres representam 90%
 da categoria.


(Portal UOL Educação, 19/10/2010 - Ligia Sanchez em São Paulo - Clipping 19.10.2010)

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