quarta-feira, 3 de novembro de 2010

Palestra com Steven Dubner, Realizada em 15/08/08

sumareacao | 23 de setembro de 2009

Palestra "Não sabendo que era impossível, ele foi lá e fez", com Steven Dubner, Realizada em 15/08/08, pelo Rotary Club de Sumaré-Ação no clube Recreativo de Sumaré que contou com a presença de mais de 300 convidados.

Steven Dubner é formado em Educação Física e especializou-se no Brasil e nos Estados Unidos em esportes adaptados para portadores de necessidades especiais, atuando nessa área há 26 anos.

Dubner tem tripla nacionalidade: brasileira, francesa e americana e morou em vários países antes de retornar ao Brasil, em l996, para se dedicar à educação física especial, estimulando a prática de várias modalidades esportivas como natação, basquete, futebol, ciclismo, escalada para cegos e também cursos educacionais.

Foi técnico da seleção brasileira masculina em cadeira de rodas e atuou junto ao Comitê Paraolímpico Brasileiro.

Steven Dubner viaja o País ministrando palestras com o objetivo de mostrar que as pessoas portadoras de deficiência física têm potencial como todas as outras, principalmente quando praticam esportes.

Destaca-se a palestra motivacional intitulada Não sabendo que era impossível, ele foi lá e fez (Lao-Tsé), considerada uma das dez melhores do País, na qual Dubner traça um paralelo entre o esporte adaptado para deficientes físicos e o desafio dos negócios, estratégia, gerenciamento de dificuldades, superação e trabalho em equipe.

Atitude ou nada é o mais novo tema de sua palestra motivacional. Nela, Steven mostra aos participantes como o amar e ouvir seus anseios pode ser a chave para superar situações ditas impossíveis. Achar novos caminhos, até então inimagináveis, alcançar seus objetivos além dos limites impostos, transformar as dificuldades e crises em oportunidades, enxergar sem os olhos e aprender a se reconstruir para reinventar o que não foi inventado, são outros temas discutidos na nova palestra.

Alguns aspectos das palestras do professor Steven Dubner:
1) Transformar as dificuldades e crises em oportunidades. Incentivo à iniciativa e criatividade, a fim de criar líderes com capacidade de resolução;
2) Visão de futuro. A importância da estratégia no desenvolvimento profissional;
3) Integração. Como trabalhar em equipe, potencializando as características individuais em prol do melhor desenvolvimento do grupo e de um objetivo comum;
4) Formando campeões. Utilizar a capacidade individual de superar-se a cada dia, a fim de transformar o sonho em realidade;
5) Treinamento contínuo. Investir em si mesmo constantemente. A evolução depende do desenvolvimento contínuo, qualidade das realizações e capacidade para enfrentar desafios

Em suas palestras, Steven Dubner também aborda o tema da responsabilidade social, especialmente quanto a inclusão e reintegração, no mercado de trabalho, da pessoa portadora de necessidades especiais.

Com a palavra, o prof. Dubner:

O Brasil tem uma população de 182 milhões de habitantes dos quais 27 milhões são portadores de algum tipo de deficiência (física, mental, visual ou auditiva). Em qualquer cidade brasileira, 10% a 15% da população é deficiente. A maioria dessas pessoas está escondida em casa, sem motivação e com depressão. Nosso trabalho é mostrar a essas pessoas que, se elas são capazes de praticar esporte, elas são capazes de fazer qualquer coisa. A partir do momento em que o deficiente começa a se valorizar, ele tem vontade de trabalhar, de namorar, de ter uma vida normal. O esporte é uma ferramenta para acelerar esse processo de reintegração. Nos Estados Unidos, 10 mil pessoas ficam paraplégicas por ano. No Brasil, são 10 mil por mês, 80% por causa de acidentes de carro e de armas de fogo. O Brasil é uma fábrica de deficientes e a sociedade pouco faz para reintegrá-los.

Fonte: http://www.parlante.com.br/palestrase...


Nenhum comentário: