domingo, 7 de novembro de 2010

Clube Gaúcho de Desporto em Cadeira de Rodas

Clube Gaúcho de Desporto em Cadeira de Rodas


Paraolimpíada de Roma-60

Roma foi a primeira Paraolimpíada realizada na mesma cidade da Olimpíada. Antonio Maglio, amigo do Doutor Guttmann e diretor do Centro de Lesionados Medulares de Ostia, na Itália propôs que os Jogos Internacionais de Stoke Mandeville se realizassem naquele ano na capital italiana, imediatamente após a XVI Olimpíada. A cerimônia de abertura foi no Estádio Acqua Acetosa e contou com a presença de mais de 5.000 espectadores.
Os Jogos Paraolímpicos, com a denominação de Olimpíadas dos Portadores de Deficiência reuniram 400 esportistas em cadeira de rodas, de 23 países. O termo “Paraolimpíada” só seria utilizado oficialmente em 1984. A competição, que aconteceu entre os dias 19 e 24 de setembro, teve todo o apoio das autoridades italianas. Até a paraolimpíada de 1972 apenas atletas cadeirantes participaram.
Em Roma, oito esportes foram disputados: Snooker, Arremesso, Lançamento, Basquete em Cadeira de Rodas, Natação, Tênis de Mesa, Arco e Flecha e Pentatlo. O Papa João XXIII recebeu os participantes em audiência privada e elogiou o trabalho de Guttmann. A Itália foi a grande vencedora da competição, seguida pela Inglaterra e Estados Unidos.

Nenhum comentário: