quinta-feira, 11 de novembro de 2010

Caminhada reduz hipertensão em idosos!!!!

Caminhada reduz hipertensão em idosos!!!!



"Alimentação saudável aliada com Atividade Física, formam uma dupla campeã  para uma vida saudável", isto todos nós ouvimos o dia inteiro, não é novidade para nínguem, mas sempre há dúvidas em relação ao que ouvimos, até que ponto realmente isso é verdade, é o que mais ouço de meus pacientes.
Sempre estamos procurando milagres que sejam eficazes para manutenção de nossa saúde, sem ter que suar a camisa, isso é natural do ser humano, a lei do mínimo esforço, acredito que é mais  prazeroso estar em um lugar arejado e com uma vista linda  em dias quentes saboreando um sorvete...que delicia.... do que estar a suar a camiseta caminhando num parque....mas para estar na praia ou na piscina no próximo final de semana, queremos estar em forma, assim nos sentiremos mais feliz... não é?
Para acalmar e orientar minhas pacientes sempre estou em busca de novas técnicas para sanar qualquer dúvida que venham a ter, ai me deparei com este estudo "recente" em que o resultado mostrou ser eficaz a favor da caminhada.....
Este estudo foi feito com pessoas de 60 a 75 anos e mostrou resultados positivos, imaginem o que uma simples caminhada pode fazer por você!!!

Um estudo de mestrado feito na Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto, da Universidade de São Paulo (USP), comprovou que a caminhada reduz a pressão arterial em idosos na primeira hora e nas 24 horas subsequentes.

– Uma única sessão de caminhada é eficaz na redução da pressão arterial – afirma a fisioterapeuta e autora da pesquisa, Leandra Lima, acrescentando que essa atividade física pode levar o "hipertenso leve" a diminuir de forma gradativa ou até a não usar medicamentos.

A pesquisa foi feita entre 2007 e 2009 com 23 idosos, entre 60 e 75 anos, faixa etária em que a hipertensão é mais agressiva. Dos pesquisados, 12 tinham pressão normal e 11 eram hipertensos. Cada um fez uma sessão de 40 minutos de caminhada em pista (com 5 minutos de aquecimento e outros 5 de desaquecimento), com medições de pressão arterial antes e depois da atividade.

Uma semana após a caminhada, Leandra monitorou as pressões desses idosos durante 40 minutos em repouso. Segundo a fisioterapeuta, a pressão arterial sistólica (quando o coração se contrai e bombeia o sangue no corpo) caiu, em média, 14 milímetros de mercúrio (mmHg) na primeira hora após a caminhada e 3 mmHg em 24 horas. E a pressão diastólica (quando o coração relaxa) diminuiu, em média, 4 mmHg na primeira hora e 2 mmHg em 24 horas.

Um exemplo médio: se a pessoa tinha pressão alta de 140x90 mmHg, reduziu para 126x86 mmHg na primeira hora e 137x88 mmHg em 24 horas.
Fonte: As informações são do jornal O Estado de S. Paulo.
Esta notícia confirma o que há muito já se comentava e os médicos incansavelmente prescreviam para seus pacientes, desde 1982 onde foi publicado pelo Journal of the American Medical Association, estudo comprovando que homens em boa forma possuem 50% menos chances de sofrer ataque cardíaco do que os sedentários.
Por isso a importância de procurar profissionais (especializados) para iniciar suas atividades, por exemplo se você não pratica nenhuma atividade física há muito tempo tem que procurar seu médico(1) para fazer uma avaliação.
O Nutricionista(2) também deve ser consultado para saber se sua alimentação esta de acordo com sua rotina, ele fará uma avaliação nutricional de acordo com suas necessidades, por isso este profissional deverá saber da sua real condição alimentar para que  médico e paciente tenham sucesso nesta nova etapa de sua vida.
Professor de Edução Física(3), é importante pois ele é que irá orientá-lo quais seriam os exercícios ideais para sua idade,peso, e condicionamento físico.
Mas muita atenção consulte sempre o médico(1) cardiologista para saber exatamente como esta seu condicionamento físico, somente ele poderá avaliar sua situação e depois procure o profissional de Educação Física para que ele possa te orientar na melhor conduta para praticar atividade física.
Nutricionista(2):Único profissional que pode prescrever dietas, bem como prestar consultoria e assessoria em nutrição.(incisos VI e VIII do Art. 3º da LEI Nº 8.234, DE 17 DE SETEMBRO DE 1.991 - DOU 18/09/1991.
Professor de Educação Física (3): profissional habilitado para  orientações ao  estilo de vida ativo, com a utilização da prática de exercícios físicos como forma de saúde, lazer e bem-estar.
Cuidados que valem uma vida!!!!

 
Vamos nos mexer........ o verão esta chegando!!!!!!!

Nenhum comentário: