quinta-feira, 21 de outubro de 2010

CURSOS DE ALFABETIZAÇÃO DE CRIANÇAS COM NECESSIDADES ESPECIAIS - PECS ( SISTEMA DE COMUNICAÇÃO POR TROCA DE FIGURAS)

.:: Associação Mantenedora Pandorga ::.


Novo curso de 

Vera Juhlin (Suécia) 

abordando dois temas: 

PECS 
(The Picture Exchange Communication System – sistema de comunicação por troca de figuras) 
e 
Alfabetização de crianças com necessidades 
especiais 

Data 
6 e 7 de novembro de 2010 

Local 
Faculdades EST – Auditório do Prédio H
Rua Amadeo Rossi, 467 - Morro do Espelho
São Leopoldo/RS 

Sobre Vera Juhlin 
     Vera Oliveira Juhlin é natural de Pindamonhangaba/SP e vive na Suécia desde 1996. É Licenciada em Pedagogia – Letras pela Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Taubaté/SP (1970), Mestre em Tecnologia Educacional pelo Instituto de Pesquisas Espaciais – INPE, de São José dos Campos/SP (1977), Pós-graduada (1996) e Mestre (1999) em Pedagogia Especial pela Escola de Professores da Universidade de Estocolmo / Suécia. Entre 1996 e 2004 especializou-se, na Suécia, em diversos cursos relacionados à Educação Especial. Desde 1996, atuou como professora em escolas de educação especial da Suécia, onde trabalhou com crianças com dificuldade de concentração, hiperativas e com deficiência cerebral mínima, com autismo, síndrome de Asperger e Tourette e de Rett. Atualmente, é assessora do GAIA (Grupo de Apoio ao Indivíduo com Autismo) e do CEU (Centro Educacional Urbanova), ambos em São José dos Campos/SP, e colaboradora da AMA (Associação de Amigos do Autista) em São Paulo. Desde 2001 atua como conferencista e ministra cursos de capacitação na área da Educação Especial na Suécia, em Portugal e no Brasil. 
     Temas que predominam em seus cursos e palestras: Apresentação de métodos alternativos para estimulação e ensino para crianças com necessidades especiais - Como as crianças com necessidades especiais aprendem a ler e a escrever - Como ensinar as crianças com autismo a ler e a escrever - Espectro autista e suas abordagens pedagógicas - Como trabalhar com crianças com autismo em sala de aula para desenvolver o contato corporal, a comunicação e a autoconfiança através da técnica do Relation Play - Como elaborar o perfil psicopedagógico educacional de crianças com necessidades especiais / Teste PEP-R - Terapia do comportamento: sistemas e técnicas de reforço do comportamento positivo. 

PECS 
(The Picture Exchange Communication System – sistema de comunicação por troca de figuras)
 

Objetivo 
Capacitar pais, pessoal técnico e profissionais que trabalham com crianças com dificuldade da fala (autismo, retardo mental e outros) a aplicar uma técnica que utiliza figuras para desenvolver a comunicação.


Alfabetização de crianças com necessidades especiais 

Objetivo geral 
Capacitar professores e especialistas para trabalhar com alfabetização de crianças com necessidades especiais e crianças em geral

Objetivos específivos 
Este segmento buscará informar sobre: 
- métodos e técnicas para alfabetizar crianças com necessidades especiais, e crianças em geral; 
- a maneira como tais crianças se desenvolvem em termos de leitura e escrita; 
- as etapas pelas quais elas passam em seu desenvolvimento; 
- como realizar um planejamento individual para estimular esse desenvolvimento.

Assuntos a serem desenvolvidos
A pesquisa de Emília Ferreiro
Análise de escritas espontâneas de crianças especiais
As etapas da rabiscação
Pesquisa realizada por Vera Juhlin na Suécia sobre "Como as crianças com necessidades especiais aprendem a ler e a escrever".

Trabalho final do curso: 
Elaboração em grupos de um plano individual para a alfabetização de uma criança.

Público visado 
Pais e profissionais que trabalham com crianças com necessidades especiais.


Programa

Sábado – 06 de novembro 

PECS 

08:30 – 08:45 
Conceituação

8:45 – 9:30 
Fase 1: troca física de figuras
Demonstração do material
Treinamento dos participantes

09:30 – 10:00
Fase 2: aumentando a espontaneidade na troca de figuras
Demonstracão do material
Treinamento dos participantes

10:00 - 10:15 
Intervalo

10:15 -10:45
Filme apresentando o treinamento de crianças até a fase 2 
10:45 -11:15
Fase 3: discriminação de figuras 
Filme da fase 3
Análise de material
Treinamento dos participantes

11:15 às 11:30
Fase 4: construção de frases
Análise do material
Treinamento dos participantes

11:30 – 11:45
Fase 5: esclarecimento de dúvidas; ampliação das frases
Análise do material
Treinamento dos participantes

11:45 - 12:00
Fase 6: esclarecimento de dúvidas e comentários
Análise do material
Treinamento dos participantes


Obs.: Solicita-se aos participantes trazer papel colorido, lápis para desenhar e tesoura. 

Alfabetização 
13:00 – 14:00
A importância da rabiscação (garatujas) Análise de rabiscos espontâneos das crianças Análise de garatujas

14:00 – 14:30
O desenvolvimento da leitura e da escrita A pesquisa de Emília Ferreiro O período pré-silábico Estudos de casos de crianças especiais que aprendem a ler e a escrever 1. Mel , 6 anos, autismo 2. Emelie, 6 anos, retardo mental, autismo, problemas da fala 3. Hamze, 6 anos, não fala, autismo 4. Noor, 6 anos, não fala, retardo mental, autismo

14:45 – 15:00
Intervalo

15:00 – 15:30
Análise de escritas do período pré silábico – que pedagogia usar?

15:30 – 17:00
Planejamento de uma aula para alfabetizar crianças
Apresentação desse planejamento aos colegas do curso

Domingo – 07 de novembro 

8:30 – 10:30
O período silábico
Análise de escritas espontâneas – que pedagogia usar ?
Planejamento de uma aula para crianças no período silábico

10:30 – 10:45
Intervalo

10:45 – 12:00
Como ensinei a ler e a escrever – filme ( 60 minutos)
Perguntas sobre o filme

13:00 – 13:30
Apresentação de um filme sobre uma criança com X frágil, tendências autísticas e retardo mental no seu processo de aprendizagem da leitura e da escrita. (15 min)

13:30 – 14:30
Como ensinar a criança a escrever o seu próprio nome

14:30 – 14:45
Intrervalo

14:45 – 15:45
O período alfabético
Análise de escritas espontâneas - que pedagogia usar ?

15:45 – 17:00
Planejamento de uma aula para crianças no período alfabético
Apresentação do planejamento aos colegas.


Todas as sessões terão início pontualmente. 

Duração 
20 horas/aula

Certificado 
A freqüência de 75% das atividades dará direito a um certificado de participação emitido pela Faculdades EST.

Organização 
Nelson Kirst
Pandorga Formação
Rua Pedro Peres, 272
São Leopoldo/RS
93032-160
E-mail: pandorga.formacao@terra.com.br
Telefones: (51) 3589 2949 ou (51) 8134 2887


Investimento 
Taxa de inscrição:
Individual
A vista: R$ 140,00
A prazo: 1ª parcela de R$ 80,00 até 30.09.2010
2ª parcela de R$ 80,00 até 29.10.2010
Grupo de três
A vista R$ 360,00
A prazo 1ª parcela de R$ 210,00 até 30.09.2010
2ª parcela de R$ 210,00 até 29.10.2010

Vagas limitadas - Inscrições por ordem de chegada 

Procedimento de inscrição 

1. Envie um e-mail para Pandorga Formação,pandorga.formacao@terra.com.br, ou ligue para (51) 3589 2949 ou (51) 8134 2887, para saber se há vagas disponíveis.
2. Em caso de resposta positiva, deposite a quantia correspondente à sua modalidade de inscrição (ver Investimento): Banco do Brasil – Ag. 0185-6 – c/c 48798-8 (Associação Mantenedora Pandorga). 
3. Envie cópia do comprovante de depósito para o e-mailpandorga.formacao@terra.com.br ou para o fax (51) 3588 7799.
4. Preencha a ficha de inscrição correspondente ao seu caso (Ficha de inscrição individual ou Ficha de inscrição para grupo de três participantes) e envie-a por e-mail parapandorga.formacao@terra.com.br
5. Aguarde confirmação da inscrição por e-mail.

Demais informações: pandorga.formacao@terra.com.br, (51) 3589 2949 ou (51) 8134 2887.


Realização 

Associação Mantenedora Pandorga
Pandorga Formação
Rua Pedro Peres, 272 – Bairro Rio Branco
São Leopoldo/RS - CEP: 93032-160
Fone: (51) 3589 2949
Pandorga.formacao@terra.com.br 

Faculdades EST
Rua Amadeo Rossi, 467 – Morro do Espelho
São Leopoldo/RS
Fone (51) 2111.1400
www.est.edu.br
Atividades de Formação



Nenhum comentário: