Novo curso de
Vera Juhlin (Suécia)
abordando dois temas:
PECS
(The Picture Exchange Communication System – sistema de comunicação por troca de figuras)
e
Alfabetização de crianças com necessidades
especiais
Data
6 e 7 de novembro de 2010
Local
Faculdades EST – Auditório do Prédio H
Rua Amadeo Rossi, 467 - Morro do Espelho
São Leopoldo/RS
Sobre Vera Juhlin
Vera Oliveira Juhlin é natural de Pindamonhangaba/SP e vive na Suécia desde 1996. É Licenciada em Pedagogia – Letras pela Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Taubaté/SP (1970), Mestre em Tecnologia Educacional pelo Instituto de Pesquisas Espaciais – INPE, de São José dos Campos/SP (1977), Pós-graduada (1996) e Mestre (1999) em Pedagogia Especial pela Escola de Professores da Universidade de Estocolmo / Suécia. Entre 1996 e 2004 especializou-se, na Suécia, em diversos cursos relacionados à Educação Especial. Desde 1996, atuou como professora em escolas de educação especial da Suécia, onde trabalhou com crianças com dificuldade de concentração, hiperativas e com deficiência cerebral mínima, com autismo, síndrome de Asperger e Tourette e de Rett. Atualmente, é assessora do GAIA (Grupo de Apoio ao Indivíduo com Autismo) e do CEU (Centro Educacional Urbanova), ambos em São José dos Campos/SP, e colaboradora da AMA (Associação de Amigos do Autista) em São Paulo. Desde 2001 atua como conferencista e ministra cursos de capacitação na área da Educação Especial na Suécia, em Portugal e no Brasil.
Temas que predominam em seus cursos e palestras: Apresentação de métodos alternativos para estimulação e ensino para crianças com necessidades especiais - Como as crianças com necessidades especiais aprendem a ler e a escrever - Como ensinar as crianças com autismo a ler e a escrever - Espectro autista e suas abordagens pedagógicas - Como trabalhar com crianças com autismo em sala de aula para desenvolver o contato corporal, a comunicação e a autoconfiança através da técnica do Relation Play - Como elaborar o perfil psicopedagógico educacional de crianças com necessidades especiais / Teste PEP-R - Terapia do comportamento: sistemas e técnicas de reforço do comportamento positivo.
PECS
(The Picture Exchange Communication System – sistema de comunicação por troca de figuras)
Objetivo
Alfabetização de crianças com necessidades especiais
Objetivo geral
Objetivos específivos
Assuntos a serem desenvolvidos
Trabalho final do curso:
Público visado
Sábado – 06 de novembro
PECS
08:30 – 08:45
8:45 – 9:30
09:30 – 10:00
10:00 - 10:15
10:15 -10:45
11:15 às 11:30
11:30 – 11:45
11:45 - 12:00
Obs.: Solicita-se aos participantes trazer papel colorido, lápis para desenhar e tesoura.
Alfabetização
13:00 – 14:00
14:00 – 14:30
14:45 – 15:00
15:00 – 15:30
15:30 – 17:00
Domingo – 07 de novembro
8:30 – 10:30
10:30 – 10:45
10:45 – 12:00
13:00 – 13:30
13:30 – 14:30
14:30 – 14:45
14:45 – 15:45
15:45 – 17:00
Todas as sessões terão início pontualmente.
Duração
Certificado
Organização
Investimento
Taxa de inscrição:
Vagas limitadas - Inscrições por ordem de chegada
Procedimento de inscrição
Realização
Associação Mantenedora Pandorga
Pandorga Formação
Rua Pedro Peres, 272 – Bairro Rio Branco
São Leopoldo/RS - CEP: 93032-160
Fone: (51) 3589 2949
Pandorga.formacao@terra.com.br
Faculdades EST
Rua Amadeo Rossi, 467 – Morro do Espelho
São Leopoldo/RS
Fone (51) 2111.1400
www.est.edu.br
Vera Juhlin (Suécia)
abordando dois temas:
PECS
(The Picture Exchange Communication System – sistema de comunicação por troca de figuras)
e
Alfabetização de crianças com necessidades
especiais
Data
6 e 7 de novembro de 2010
Local
Faculdades EST – Auditório do Prédio H
Rua Amadeo Rossi, 467 - Morro do Espelho
São Leopoldo/RS
Sobre Vera Juhlin
Vera Oliveira Juhlin é natural de Pindamonhangaba/SP e vive na Suécia desde 1996. É Licenciada em Pedagogia – Letras pela Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Taubaté/SP (1970), Mestre em Tecnologia Educacional pelo Instituto de Pesquisas Espaciais – INPE, de São José dos Campos/SP (1977), Pós-graduada (1996) e Mestre (1999) em Pedagogia Especial pela Escola de Professores da Universidade de Estocolmo / Suécia. Entre 1996 e 2004 especializou-se, na Suécia, em diversos cursos relacionados à Educação Especial. Desde 1996, atuou como professora em escolas de educação especial da Suécia, onde trabalhou com crianças com dificuldade de concentração, hiperativas e com deficiência cerebral mínima, com autismo, síndrome de Asperger e Tourette e de Rett. Atualmente, é assessora do GAIA (Grupo de Apoio ao Indivíduo com Autismo) e do CEU (Centro Educacional Urbanova), ambos em São José dos Campos/SP, e colaboradora da AMA (Associação de Amigos do Autista) em São Paulo. Desde 2001 atua como conferencista e ministra cursos de capacitação na área da Educação Especial na Suécia, em Portugal e no Brasil.
Temas que predominam em seus cursos e palestras: Apresentação de métodos alternativos para estimulação e ensino para crianças com necessidades especiais - Como as crianças com necessidades especiais aprendem a ler e a escrever - Como ensinar as crianças com autismo a ler e a escrever - Espectro autista e suas abordagens pedagógicas - Como trabalhar com crianças com autismo em sala de aula para desenvolver o contato corporal, a comunicação e a autoconfiança através da técnica do Relation Play - Como elaborar o perfil psicopedagógico educacional de crianças com necessidades especiais / Teste PEP-R - Terapia do comportamento: sistemas e técnicas de reforço do comportamento positivo.
PECS
(The Picture Exchange Communication System – sistema de comunicação por troca de figuras)
Objetivo
Capacitar pais, pessoal técnico e profissionais que trabalham com crianças com dificuldade da fala (autismo, retardo mental e outros) a aplicar uma técnica que utiliza figuras para desenvolver a comunicação.
Alfabetização de crianças com necessidades especiais
Objetivo geral
Capacitar professores e especialistas para trabalhar com alfabetização de crianças com necessidades especiais e crianças em geral
Objetivos específivos
Este segmento buscará informar sobre:
- métodos e técnicas para alfabetizar crianças com necessidades especiais, e crianças em geral;
- a maneira como tais crianças se desenvolvem em termos de leitura e escrita;
- as etapas pelas quais elas passam em seu desenvolvimento;
- como realizar um planejamento individual para estimular esse desenvolvimento.
- métodos e técnicas para alfabetizar crianças com necessidades especiais, e crianças em geral;
- a maneira como tais crianças se desenvolvem em termos de leitura e escrita;
- as etapas pelas quais elas passam em seu desenvolvimento;
- como realizar um planejamento individual para estimular esse desenvolvimento.
Assuntos a serem desenvolvidos
A pesquisa de Emília Ferreiro
Análise de escritas espontâneas de crianças especiais
As etapas da rabiscação
Pesquisa realizada por Vera Juhlin na Suécia sobre "Como as crianças com necessidades especiais aprendem a ler e a escrever".
Análise de escritas espontâneas de crianças especiais
As etapas da rabiscação
Pesquisa realizada por Vera Juhlin na Suécia sobre "Como as crianças com necessidades especiais aprendem a ler e a escrever".
Trabalho final do curso:
Elaboração em grupos de um plano individual para a alfabetização de uma criança.
Público visado
Pais e profissionais que trabalham com crianças com necessidades especiais.
Programa
Sábado – 06 de novembro
PECS
08:30 – 08:45
Conceituação
8:45 – 9:30
Fase 1: troca física de figuras
Demonstração do material
Treinamento dos participantes
Demonstração do material
Treinamento dos participantes
09:30 – 10:00
Fase 2: aumentando a espontaneidade na troca de figuras
Demonstracão do material
Treinamento dos participantes
Demonstracão do material
Treinamento dos participantes
10:00 - 10:15
Intervalo
10:15 -10:45
Filme apresentando o treinamento de crianças até a fase 2
10:45 -11:15
Fase 3: discriminação de figuras
Filme da fase 3
Análise de material
Treinamento dos participantes
10:45 -11:15
Fase 3: discriminação de figuras
Filme da fase 3
Análise de material
Treinamento dos participantes
11:15 às 11:30
Fase 4: construção de frases
Análise do material
Treinamento dos participantes
Análise do material
Treinamento dos participantes
11:30 – 11:45
Fase 5: esclarecimento de dúvidas; ampliação das frases
Análise do material
Treinamento dos participantes
Análise do material
Treinamento dos participantes
11:45 - 12:00
Fase 6: esclarecimento de dúvidas e comentários
Análise do material
Treinamento dos participantes
Análise do material
Treinamento dos participantes
Obs.: Solicita-se aos participantes trazer papel colorido, lápis para desenhar e tesoura.
Alfabetização
13:00 – 14:00
A importância da rabiscação (garatujas) Análise de rabiscos espontâneos das crianças Análise de garatujas
14:00 – 14:30
O desenvolvimento da leitura e da escrita A pesquisa de Emília Ferreiro O período pré-silábico Estudos de casos de crianças especiais que aprendem a ler e a escrever 1. Mel , 6 anos, autismo 2. Emelie, 6 anos, retardo mental, autismo, problemas da fala 3. Hamze, 6 anos, não fala, autismo 4. Noor, 6 anos, não fala, retardo mental, autismo
14:45 – 15:00
Intervalo
15:00 – 15:30
Análise de escritas do período pré silábico – que pedagogia usar?
15:30 – 17:00
Planejamento de uma aula para alfabetizar crianças
Apresentação desse planejamento aos colegas do curso
Apresentação desse planejamento aos colegas do curso
Domingo – 07 de novembro
8:30 – 10:30
O período silábico
Análise de escritas espontâneas – que pedagogia usar ?
Planejamento de uma aula para crianças no período silábico
Análise de escritas espontâneas – que pedagogia usar ?
Planejamento de uma aula para crianças no período silábico
10:30 – 10:45
Intervalo
10:45 – 12:00
Como ensinei a ler e a escrever – filme ( 60 minutos)
Perguntas sobre o filme
Perguntas sobre o filme
13:00 – 13:30
Apresentação de um filme sobre uma criança com X frágil, tendências autísticas e retardo mental no seu processo de aprendizagem da leitura e da escrita. (15 min)
13:30 – 14:30
Como ensinar a criança a escrever o seu próprio nome
14:30 – 14:45
Intrervalo
14:45 – 15:45
O período alfabético
Análise de escritas espontâneas - que pedagogia usar ?
Análise de escritas espontâneas - que pedagogia usar ?
15:45 – 17:00
Planejamento de uma aula para crianças no período alfabético
Apresentação do planejamento aos colegas.
Apresentação do planejamento aos colegas.
Todas as sessões terão início pontualmente.
Duração
20 horas/aula
Certificado
A freqüência de 75% das atividades dará direito a um certificado de participação emitido pela Faculdades EST.
Organização
Nelson Kirst
Pandorga Formação
Rua Pedro Peres, 272
São Leopoldo/RS
93032-160
E-mail: pandorga.formacao@terra.com.br
Telefones: (51) 3589 2949 ou (51) 8134 2887
Pandorga Formação
Rua Pedro Peres, 272
São Leopoldo/RS
93032-160
E-mail: pandorga.formacao@terra.com.br
Telefones: (51) 3589 2949 ou (51) 8134 2887
Investimento
Taxa de inscrição:
Individual
A vista: R$ 140,00
A prazo: 1ª parcela de R$ 80,00 até 30.09.2010
2ª parcela de R$ 80,00 até 29.10.2010
Grupo de três
A vista R$ 360,00
A prazo 1ª parcela de R$ 210,00 até 30.09.2010
2ª parcela de R$ 210,00 até 29.10.2010
A vista: R$ 140,00
A prazo: 1ª parcela de R$ 80,00 até 30.09.2010
2ª parcela de R$ 80,00 até 29.10.2010
Grupo de três
A vista R$ 360,00
A prazo 1ª parcela de R$ 210,00 até 30.09.2010
2ª parcela de R$ 210,00 até 29.10.2010
Vagas limitadas - Inscrições por ordem de chegada
Procedimento de inscrição
1. Envie um e-mail para Pandorga Formação,pandorga.formacao@terra.com.br, ou ligue para (51) 3589 2949 ou (51) 8134 2887, para saber se há vagas disponíveis.
2. Em caso de resposta positiva, deposite a quantia correspondente à sua modalidade de inscrição (ver Investimento): Banco do Brasil – Ag. 0185-6 – c/c 48798-8 (Associação Mantenedora Pandorga).
3. Envie cópia do comprovante de depósito para o e-mailpandorga.formacao@terra.com.br ou para o fax (51) 3588 7799.
4. Preencha a ficha de inscrição correspondente ao seu caso (Ficha de inscrição individual ou Ficha de inscrição para grupo de três participantes) e envie-a por e-mail parapandorga.formacao@terra.com.br
5. Aguarde confirmação da inscrição por e-mail.
Demais informações: pandorga.formacao@terra.com.br, (51) 3589 2949 ou (51) 8134 2887.
2. Em caso de resposta positiva, deposite a quantia correspondente à sua modalidade de inscrição (ver Investimento): Banco do Brasil – Ag. 0185-6 – c/c 48798-8 (Associação Mantenedora Pandorga).
3. Envie cópia do comprovante de depósito para o e-mailpandorga.formacao@terra.com.br ou para o fax (51) 3588 7799.
4. Preencha a ficha de inscrição correspondente ao seu caso (Ficha de inscrição individual ou Ficha de inscrição para grupo de três participantes) e envie-a por e-mail parapandorga.formacao@terra.com.br
5. Aguarde confirmação da inscrição por e-mail.
Demais informações: pandorga.formacao@terra.com.br, (51) 3589 2949 ou (51) 8134 2887.
Realização
Associação Mantenedora Pandorga
Pandorga Formação
Rua Pedro Peres, 272 – Bairro Rio Branco
São Leopoldo/RS - CEP: 93032-160
Fone: (51) 3589 2949
Pandorga.formacao@terra.com.br
Faculdades EST
Rua Amadeo Rossi, 467 – Morro do Espelho
São Leopoldo/RS
Fone (51) 2111.1400
www.est.edu.br
Atividades de Formação
Nenhum comentário:
Postar um comentário