sábado, 28 de fevereiro de 2009

EDUCAÇÃO INCLUSIVA : UM DEVER DA ESCOLA

A educação inclusiva é um processo de re-estruturação da cultura, da prática e das políticas vivenciadas nas escolas, de modo que essas correspondam à diversidade de alunos. É também uma abordagem humanística, democrática, que percebe o sujeito e suas singularidades, tendo como objetivos o crescimento, a satisfação pessoal e a inserção social de todos.

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http://www.dm.com.br/impresso/7768/opiniao/63972,educacao_inclusiva__um_dever_da_escola#VersaoDigital

quinta-feira, 26 de fevereiro de 2009

ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE OSTEOGÊNESIS IMPERFECTA

CONHEÇA ESTA ASSOCIAÇÃO MARAVILHOSA EM :


ABOI
Mais de 80 pessoas participaram da reunião realizada pelo núcleo do Estado de São Paulo da Associação Brasileira de Osteogenesis Imperfecta, dia 17 de agosto no SESC Vila Mariana.
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A Associação Brasileira de Osteogenesis Imperfecta (OI) vem conquistando espaço junto à sociedade, conscientizando o maior número cidadãos (ãs) sobre a melhoria na qualidade de vida de pessoas portadoras desta doença tão rara. Apesar de avanços científicos significativos, aqueles que vivem com "ossos de cristal", como é popularmente conhecida a OI, ainda enfrentam a desinformação de médicos e demais profissionais de saúde, principalmente sobre tratamentos e medicamentos fundamentais para sua sobrevivência, além das dificuldades de acesso ao transporte, educação e mercado de trabalho. Saiba mais sobre OI. Com o objetivo de disseminar o maior número possível de informações a respeito da OI, , o núcleo do Estado de São Paulo organizou pela primeira vez, em 17 de agosto de 2002, uma grande reunião temática sobre a importância da fisioterapia, terapia ocupacional e psicologia para a melhora na qualidade de vida dos portadores de OI e seus familiares. Mais de 80 pessoas, entre portadores, familiares, estudantes e/ou profissionais da área, além de voluntários interessados em inclusão social, não mediram esforços para se deslocarem de bairros muito distantes, de outras cidades e até mesmo outros Estados. Devido às instalações acessíveis às pessoas com deficiência do SESC Vila Mariana, e a dedicação de seus funcionários, a ABOI acolheu pessoas do Rio de Janeiro, Minas Gerais, Santos, Americana, Campinas, Osasco, Carapicuíba entre outros locais. Cinco palestras abordaram aspectos importantes sobre as melhorias que os exercícios fisioterápicos no solo (chão) e/ou dentro da água proporcionam aos portadores (as), o uso correto de órteses e/ou cadeiras de rodas, a importância da adequação postural, os resultados das atividades lúdicas terapêuticas, além de abordarem alguns aspectos psicológicos de quem possui OI. O conteúdo teórico e prático apresentado é embasado no conceituado trabalho desenvolvido, com crianças e adolescentes, há mais de dois anos, por profissionais da Clínica de Malformações Congênitas (MFC) da AACD (Associação de Assistência à Criança Deficiente), como as fisioterapeutas: Ligia Abram, Anne Hupfeld e Daiane Spalvieri; as terapeutas ocupacionais: Carla Regina Barreto e Fabiana Andrade e pela psicóloga Roberta Peixoto. O relatório do conteúdo das palestras pode ser encontrado no site da associação. Mais de 15 novos associados, entre portadores (as), familiares e profissionais da área foram cadastrados, enriquecendo o núcleo de São Paulo e somando-se aos mais de 200 existentes no Brasil. Graças aos esforços do vice-presidente José Carlos dos Santos e de sua esposa, Fátima dos Santos, conselheira da ABOI e coordenadora do núcleo do Rio de Janeiro, a venda de camisetas e adesivos ajudaram a sustentar a produção dos materiais confeccionados. Dentre as diversas atividades pautadas, a leitura da "Carta de Vitória" por José Carlos foi um momento fundamental de conscientização sobre a importância que o documento tem para a construção de uma nação mais humana. O conteúdo da carta foi elaborado em razão do 5º Congresso Internacional de Osteoporose Metabolismo Mineral e do Simpósio ABOI/SOSTES, realizado em Vitória dia 13 de abril deste ano. A organização, e o andamento da reunião só foi possível devido ao apoio de membros voluntários como as secretárias Tereza Cristina, Simone Urbano, Leandra Migotto Certeza, Henrique e Gustavo dos Santos, pois a associação ainda não conta com nenhuma empresa patrocinadora. A diretora tesoureira Kátia Ogawa salientou a importância das contribuições e pagamentos das mensalidades para a sobrevivência da associação. Durante os intervalos de uma tarde gostosa, a convivência entre as famílias, profissionais e demais usuários do SESC, foi enriquecedora para o processo de inclusão social. Todos trocaram olhares, palavras e expressões, aprendendo a viver com a diversidade. Algumas crianças mais "danadinhas", fizeram a maior "bagunça" brincando de encher balões de ar, "correndo" com as cadeirinhas de rodas, rolando ou "saltitando" pelo chão, cada uma do seu jeito. A presidente do Conselho Deliberativo da ABOI, fundadora da associação e criadora do site sobre OI, Rita Amaral, que não pode estar presente por motivos de saúde, mas acompanhou posteriormente a gravação em áudio de todo o encontro, declarou posteriormente aos coordenadores da mesa que: "em linhas gerais, foram momentos proveitosos para todos". Multiplicando informaçõesConquistas da ABOICarta de VitóriaNa internet: www.aguaforte.com/oi

Volta às aulas

Volta às aulas
Pais cobram preparo de profissionais, estrutura física adequada, materiais e apoio de escola especial para permitir a inclusão em escola regular

Sabe-se que o país tem mais de 24,5 milhões de deficientes, dos quais 11,6% são crianças e jovens entre zero e 17 anos. Do total da população com deficiência em idade escolar, apenas 24,6% estão matriculados em classes regulares e especiais, segundo um estudo do MEC/Inep. Para melhorar estes números, e sob o argumento de favorecer a inclusão, órgãos ligados à educação têm tomado medidas que buscam forçar as famílias a matricularem suas crianças deficientes nas escolas da rede pública.

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http://sentidos.uol.com.br/canais/materia.asp?codpag=13231&canal=educacao

quinta-feira, 19 de fevereiro de 2009

EDUCAÇÃO FÍSICA ADAPTADA E EDUCAÇÃO ESPECIAL - BLOG DO PROFESSOR SERGIO CASTRO: PRÓTESES QUE SENTEM !!!

EDUCAÇÃO FÍSICA ADAPTADA E EDUCAÇÃO ESPECIAL - BLOG DO PROFESSOR SERGIO CASTRO: PRÓTESES QUE SENTEM !!!

PRÓTESES QUE SENTEM !!!


Próteses que sentem?
http://protesesminisetremocos.blogspot.com/


Quinta-feira, 12 de Fevereiro de 2009
Um grupo de cientistas norte-americanos conseguiu devolver o tacto a dois pacientes com braços artificiais, ligando os nervos das extremidades do braço à zona peitoral.Ao aplicar pressão sobre o próprio peito, estas pessoas conseguiram sentir os braços e as mãos que perderam, chegando a identificar o lugar onde eram tocados. De acordo com Todd Kuiken, director do estudo e membro do Instituto de Reabilitação de Chicago, este método pode fazer com que os nervos dos membros perdidos por traumas ou amputação sejam ligados a próteses, como mãos, pés e braços artificiais, dotando-as de sensibilidade táctil, o que poderá facilitar a aprendizagem do uso e o controlo adequado das extremidades biónicas.Fontes:- http://www.businessweek.com/magazine/content/06_02/b3966025.htm- http://www.ric.org/bionic/_

DEFICIÊNCIAS - EDUCAÇÃO ESPECIAL - ESPORTES ADAPTADOS. QUER FICAR BEM INFORMADO ACESSE A EXCELENTE REDE SACI


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SITE DE GRANDE IMPORTÂNCIA CIENTÍFICA QUE CONTÊM INFORMAÇÕES PRECIOSAS PARA PESSOAS INTERESSADAS NAS ÁREAS DE DEFICIÊNCIA, EDUCAÇÃO ESPECIAL E ATIVIDADES FÍSICAS ADAPTADAS.

QUEM É ESPECIAL ?

QUEM É ESPECIAL ?

Vale a pena ler!No Brooklyn, Nova Iorque, Chush é uma escola que se dedica ao ensino decrianças especiais.Algumas crianças ali permanecem por toda a vida escolar, enquanto outraspodem ser encaminhadas para uma escola comum..Num jantar beneficente de Chush, o pai de uma criança fez um discurso quenunca mais seria esquecido pelos que ali estavam presentes.Depois de elogiar a escola e seu dedicado pessoal, perguntou:- Onde está a perfeição no meu filho Pedro, se tudo o que DEUS faz é feitocom perfeição?

Meu filho não pode entender as coisas como outras crianças entendem.Meu filho não se pode lembrar de fatos e números como as outras crianças.*Então, onde está a perfeição de Deus ?

*Todos ficaram chocados com a pergunta e com o sofrimento daquele pai, masele continuou:-

Acredito que quando Deus traz uma criança especial ao mundo, a perfeiçãoque Ele busca está no modo como as pessoas reagem diante desta criança.Então ele contou a seguinte história sobre o seu filho Pedro: ***- Uma tarde, Pedro e eu caminhávamos pelo parque onde alguns meninos que oconheciam, estavam jogando beisebol. Pedro perguntou-me:****- Pai, você acha que eles me deixariam jogar? ******Eu sabia das limitações do meu filho e que a maioria dos meninos não oqueria na equipe. **Mas entendi que se Pedro pudesse jogar com eles, isto lhe daria umaconfortável sensação de participação. **Aproximei-me de um dos meninos no campo e perguntei-lhe se Pedro poderiajogar.

**O menino deu uma olhada ao redor, buscando a aprovação de seuscompanheiros de equipe e mesmo não conseguindo nenhuma aprovação, eleassumiu a responsabilidade e disse:- Nós estamos perdendo por seis rodadas e o jogo está na oitava. Acho queele pode entrar na nossa equipe e tentaremos colocá-lo para bater até a nonarodada.* ***Fiquei admirado quando Pedro abriu um grande sorriso ao ouvir a respostado menino.

**Pediram então que ele calçasse a luva e fosse para o campo jogar. **No final da oitava rodada, a equipe de Pedro marcou alguns pontos, masainda estava perdendo por três. **No final da nona rodada, a equipe de Pedro marcou novamente e agora comdois fora e as bases com potencial para a rodada decisiva,

**Pedro foi escalado para continuar. **Uma questão, porém, veio à minha mente: a equipe deixaria Pedro, de fato,rebater nesta circunstância e deitar fora à possibilidade de ganhar o jogo? Surpreendentemente, foi dado o bastão a Pedro. **Todo o mundo sabia que isto seria quase impossível, porque ele nem mesmosabia segurar o bastão. **Porém, quando Pedro tomou posição, o lançador se moveu alguns passos paraarremessar a bola de maneira que Pedro pudesse ao menos rebater.**Foi feito o primeiro arremesso e Pedro balançou desajeitadamente e perdeu.**Um dos companheiros da equipe de Pedro foi até ele e juntos seguraram obastão e encararam o lançador.

* ***O lançador deu novamente alguns passos para lançar a bola suavemente paraPedro. **Quando veio o lance, Pedro e o seu companheiro da equipe balançaram obastão e juntos rebateram a lenta bola do lançador. **O lançador apanhou a suave bola e poderia tê-la lançado facilmente aoprimeiro homem da base, **Pedro estaria fora e isso teria terminado o jogo. Ao invés disso, olançador pegou a bola e lançou-a numa curva, longa e alta para o campo,distante do alcance do primeiro homem da base.Então todo o mundo começou a gritar: **- Pedro corre para a primeira base, corre para a primeira. **Nunca na sua vida ele tinha corrido... mas saiu disparado para a linha debase, com os olhos arregalados e assustado. **Até que ele alcançasse a primeira base, o jogador da direita teve a posseda bola. **Ele poderia ter lançado a bola ao segundo homem da base, o que colocariaPedro fora de jogo, pois ele ainda estava correndo. **Mas o jogador entendeu quais eram as intenções do lançador, assim, lançou abola alta e distante, acima da cabeça do terceiro homem da base. **Todo o mundo gritou:- Corre para a segunda, Pedro, corre para a segunda base. ****Pedro correu para a segunda base, enquanto os jogadores à frente delecirculavam deliberadamente para a base principal. **Quando Pedro alcançou a segunda base, a curta parada adversária colocou-ona direção de terceira base e todos gritaram:- Corre para a terceira.Ambas as equipes correram atrás dele gritando:- Pedro, corre para a base principal.Pedro correu para a base principal, pisou nela e todos os 18 meninos oergueram nos ombros fazendo dele o herói, como se ele tivesse vencido ocampeonato e ganho o jogo para a equipe dele.** ****- Naquele dia, disse o pai, com lágrimas caindo sobre face, aqueles 18meninos alcançaram a Perfeição de Deus. **Eu nunca tinha visto um sorriso tão lindo no rosto do meu filho!*O fato é verdadeiro e ao mesmo tempo causa-nos tanta estranheza!Entretanto, há pessoas que enviam mil piadas por e-mail e elas espalham-secomo fogo, mas, quando enviamos mensagens sobre algo bom, as pessoas pensamduas vezes antes de compartilhá-las.É preocupante que coisas grotescas, vulgares e obscenas cruzem livremente ociberespaço, mas se você decidir passar adiante esta mensagem, não a enviarápara muitos de sua lista de endereços, porque não está seguro quanto ao queeles acreditam, ou o que pensarão de você.Mostre que está acima de qualquer tipo de discriminação e envie esta linda everdadeira história.Todos precisamos parar alguns momentos para pensar naquilo que é realmenteimportante na vida.A amizade e a solidariedade nunca sairão de moda.Basta querermos!------------------------------------Inclusão : ampla, geral e irrestrita - "Inclusão é o privilégio de conviver com as diferenças" (Mantoan)Links do Yahoo! Grupos<*> Para visitar o site do seu grupo na web, acesse: http://br.groups.yahoo.com/group/sindromededown/

terça-feira, 17 de fevereiro de 2009

Comitê Paraolímpico Brasileiro tem novo presidente


Comitê Paraolímpico Brasileiro tem novo presidente :

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Confira o resultado da votação

O clima de tranqüilidade marcou o começo da votação para a nova diretoria executiva do CPB no dia 14 de fevereiro. Os 31 delegados credenciados pelas entidades filiadas foram unânimes ao aclamarem a chapa Consolidação, composta por Andrew George Willian Parsons (presidente), Luiz Cláudio Alves Pereira (vice-presidente administrativo) e Mizael Conrado de Oliveira (vice-presidente de finanças), após a retirada de candidatura da chapa Renovação. José Antônio Martins Fernandes e Honório Luiz de Carvalho Rocha foram os mais votados para fazerem parte do Conselho Administrativo. O novo presidente do Conselho Fiscal é o José Afonso da Costa, com o Hélio dos Santos e Angélica de Oliveira como titulares. Darke Moraes Rego de Mattos e Erinaldo Batista das Chagas compõem o conselho como suplentes. Confira abaixo o número de votos para o Conselho Administrativo e Fiscal.
Conselho Administrativo
1º José Antônio Martins Fernandes – 17 votos
2º Honório Luiz de Carvalho Rocha – 16 votos
3º Márcia da Silva Campeão – 15 votos
4º Jesus Thomas Tajra Filho – 13 votos
5º Angélica de Oliveira Dias – 1 voto

Conselho Fiscal
1º José Afonso da Costa – 17 votos
2º Hélio dos Santos – 16 votos
3º Angélica de Oliveira Dias – 16 votos
4º Darke Moraes Rego de Mattos – 14 votos
5º Erinaldo Batista das Chagas – 13 votos
6º Paulo Roberto Botoni – 9 votos
7º José Pedro Ventri – 1 voto
8º Honório Luiz de Carvalho Rocha – 1 voto

O novo presidente, Andrew Parsons emocionou os presentes ao discursar sobre a importância da equipe. Ele agradeceu a cada presidente das entidades pelo apoio. E fez planos para o novo ciclo paraolímpico que se inicia.


Era para termos uma eleição, com dois candidatos, para eleger a nova diretoria executiva do CPB, em 14 de fevereiro. Porém, o candidato Ivaldo Brandão Vieira, que encabeçava a chapa Renovação, retirou sua candidatura poucas horas antes do início do pleito.Dessa forma, os 31 delegados credenciados pelas entidades filiadas foram unânimes ao aclamarem a chapa Consolidação, composta por Andrew George Willian Parsons (presidente), Luiz Cláudio Alves Pereira (vice-presidente administrativo) e Mizael Conrado de Oliveira (vice-presidente de finanças).José Antônio Martins Fernandes e Honório Luiz de Carvalho Rocha foram os mais votados para fazerem parte do Conselho Administrativo. O novo presidente do Conselho Fiscal é José Afonso da Costa, com Hélio dos Santos e Angélica de Oliveira como titulares. Darke Moraes Rego de Mattos e Erinaldo Batista das Chagas compõem o conselho como suplentes.


Andrew Parsons era secretário-geral na gestão de Vital Severino Neto, o antigo presidente. Vital permaneceu a frente do CPB por oito anos. Podemos destacar como pontos positivos nesse período a consolidação do Circuito Caixa Paraolímpico, com etapas regionais e nacionais, além dos expressivos resultados conseguidos pelo Brasil nas duas últimas paraolimpíadas.Porém, era constante a reclamação dos atletas de que faltava um apoio financeiro maior, para promover ainda mais o paradesporto no país. Foi também na gestão de Vidal que aconteceu o rompimento e a desfiliação da ABRADECAR (Associação Brasileira de Desporto em Cadeira de Rodas), com acusações de ambos os lados. Agora é torcer para que Parsons faça uma gestão exemplar nesses próximos quatro anos, quando teremos novas eleições.Fonte: CPBFoto: Andrew Parsons (centro), durante discurso de posse.


segunda-feira, 16 de fevereiro de 2009

PROFESSOR SERGIO CASTRO É O PROFESSOR HOMENAGEADO DA PRIMEIRA TURMA FORMADA EM ED FISICA PELA UNIVERSIDADE ESTACIO DE SÁ EM CABO FRIO EM 2008




PROFESSOR SERGIO CASTRO É O PROFESSOR HOMENAGEADO DA PRIMEIRA TURMA FORMADA EM ED FISICA PELA UNIVERSIDADE ESTACIO DE SÁ EM CABO FRIO EM 2008




Em solenidade realizada na Associação Atlética Cabofriense, no dia 15 de fevereiro de 2009, o PROFESSOR SERGIO CASTRO É O PROFESSOR HOMENAGEADO DA PRIMEIRA TURMA FORMADA EM ED FISICA PELA UNIVERSIDADE ESTACIO DE SÁ EM CABO FRIO EM 2008.

quinta-feira, 12 de fevereiro de 2009

Pessoa física pode financiar esporte amador por meio do Imposto de Renda

Pessoa física pode financiar esporte amador por meio do Imposto de Renda


VEJA MAIS EM :

http://www.cpb.org.br/comunicacao/noticias/ministerio-do-esporte-anuncia-facilitadores-para-patrocinio

VIDEOS CO COMITE PARAOLIMPICO BRASILEIRO

VEJAM OS VÍDEOS DO COMITE PARAOLIMPICO BRASILEIRO, UM DOS MAIS BEM ORGANIZADOS:

http://www.cpb.org.br/comunicacao/multimidia/videos/listagem-de-videos/

BASQUETEBOL EM CADEIRA DE RODAS

NAISE PEDROSA, NOVA PRESIDENTE DA CONFEDERAÇÃO BRASILEIRA DE BASQUETEBOL EM CADEIRA DE RODAS E SUA EQUIPE ARREGAÇAM AS MANGAS E DÃO NOVO IMPULSO AO BASQUETEBOL EM CADEIRA DE RODAS DO BRASIL.

veja mais em : http://www.cbbc.org.br/boletim_info_01_09.pdf

BASQUETEBOL EM CADEIRA DE RODAS

NAISE PEDROSA, NOVA PRESIDENTE DA CONFEDERAÇÃO BRASILEIRA DE BASQUETEBOL EM CADEIRA DE RODAS E SUA EQUIPE ARREGAÇAM AS MANGAS E DÃO NOVO IMPULSO AO BASQUETEBOL EM CADEIRA DE RODAS DO BRASIL.
veja mais em

quarta-feira, 11 de fevereiro de 2009

EDUCAÇÃO INCLUSIVA - ESTEJA RIGOROSAMENTE ATUALIZADO COM O BLOG DO FABIO ADIRON


O Site (Blog) de Fabio Adiron FORNECE INFORMAÇOES DIÁRIAS SOBRE EDUCAÇÃO INCLUSIVA. SUPER ATUALIZADO, FÁBIO É UMA DS PESSOAS MAIS BEM INFORMADAS NESTA ÁREA. APROVEITE PARA INSCREVER-SE PARA PERCEPÇÃO DO BOLETIM DIÁRIO. É GRÁTIS .

VEJA MAIS EM :






http://br.mc654.mail.yahoo.com/mc/showMessage?fid=Inbox&sort=date&order=down&startMid=0&.rand=1585814280&da=0&midIndex=6&mid=1_1130734_ABUJDUwAARltSZDgfAzBDlBLKu8&prevMid=1_1132209_AB0JDUwAASx%2FSZEcfA1%2BSwWzrbM&nextMid=1_1100035_ABoJDUwAAOUlSY9ttAABqnn%2FvX0&m=1_1144632_ABwJDUwAAXxzSZHHSwljsw2rA1s,1_1140144_ABkJDUwAACZWSZGGqwYGU2prUuw,1_1138725_ABgJDUwAASMHSZGDbAq6WieKeQ8,1_1133592_ABgJDUwAALU4SZF63QA1%2BWjkuoE,1_1132209_AB0JDUwAASx%2FSZEcfA1%2BSwWzrbM,1_1130734_ABUJDUwAARltSZDgfAzBDlBLKu8,1_1100035_ABoJDUwAAOUlSY9ttAABqnn%2FvX0,1_1119910_ABUJDUwAAAeLSZBZNwAsBlNuKHA,1_1119138_ABwJDUwAAELvSZBYPwBNfA2%2By0Q,1_1117696_AB0JDUwAAMbqSZBEDgJ%2B6TVFIII,1_1122003_AB0JDUwAAHnVSZB2eQFVDDOvGuQ,

http://insanadiron.blogspot.com/

http://br.groups.yahoo.com/group/foruminclusao/messages/1255 Formulários de inclusão ( Fórum permanente de educação inclusiva)

INSCREVA-SE EM " NOVIDADES DO DIA" - É GRÁTIS

http://br.groups.yahoo.com/group/novidadesdodia/

DATAS COMEMORATIVAS DAS PESSOAS COM DEFICIÊNCIA(PCD) E PESSOAS COM NECESSIDADES ESPECIAIS (PNE)

VEJA ABAIXO AS PRINCIPAIS DATAS COMEMORATIVAS DESTAS PESSOAS MARAVILHOSAS E ABENÇOADAS : ( SITE DO RUI BIANCHI)
http://www.centroruibianchi.sp.gov.br/sis/noticias.php?c=210

sexta-feira, 6 de fevereiro de 2009

Equipe composta por atletas surdos é 3º lugar no Meeting por Equipes 2008 Sênior Branca/Verde no masculino da LIJUERJ.


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Programas para pessoas com deficiência vão receber R$ 2,4 bilhões Fonte: http://www.brasil.gov.br/O governo federal vai investir, nos próximos três anos, R$ 2,4 bilhões em programas destinados para pessoas com deficiência. Com a expectativa de atender cerca de 24,6 milhões de brasileiros nesta condição - 14,5% da população do País -, serão ampliados programas em educação, saúde, habitação e acessibilidade no transporte.